Recursos Educativos Digitais no Futuro (Act. 4)

 


“É fato que as tendências educacionais para um futuro, que esperamos, alcancem a grande maioria, apontam que os alunos levarão apenas seus dispositivos móveis para a escola, como Tablet, Ipad, Smartphones, para acessar os conteúdos curriculares pela internet. Também, estas tendências apontam que num futuro muito próximo, ocorrerão mudanças significativas relacionadas ao papel profissional docente. O professor que ainda está atrelado ao uso de materiais como o manual escolar ou livro didático impresso, terá à sua disposição recursos educacionais digitais, com os conteúdos e atividades as quais podem ser construídas e reconstruídas indefinidamente.”

 

"As tecnologias de informação e de comunicação (TIC) podem ser um recurso pedagógico de elevado valor no desenvolvimento dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação. Ramos et al. (2011, p.13) apresentam uma definição muito lata de recursos educativos digitais, apresentando-os como “entidades digitais produzidas especificamente para fins de suporte ao ensino e à aprendizagem”."


Podem ser considerados recursos educativos digitais:

  • um jogo educativo, 
  • um programa informático de modelação ou simulação, 
  • um vídeo, 
  • um programa tutorial ou de exercício pratico, ou recursos mais simples na sua dimensão de desenvolvimento como um blogue,
  • uma página web,
  • ou uma apresentação eletrónica multimédia, entre outros, desde que armazenados em suporte digital e que tenham, na sua conceção, preocupações pedagógicas.



                                                   

 

1. Em termos gerais, que avaliação faz da utilização de tecnologias e conteúdos digitais na escola?

2. Na sua opinião, de que maneira, esses recursos digitais poderão contribuir para enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem?

3. De que forma as tecnologias digitais poderão enriquecer, em particular, o processo de avaliação da aprendizagem?

4. Que características lhe parece que deveriam ter os recursos digitais num futuro próximo, de forma a tirarem partido do potencial tecnológico que já conhecemos?

5. Apresente uma ferramenta que utiliza na construção de um RED. Indique potencialidades e constrangimentos.

(adaptado*)

 

*RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS NO FUTURO:

PERSPECTIVAS DE PROFESSORES, EDUCADORES E ESPECIALISTAS

 

Heliana da Silva - UEM/INSEP

Fernando Albuquerque Costa – Ulisboa


19 comentários:

  1. 1 - Em termos gerais , poder-se-á dizer que no tocante aos equipamentos, tem havido uma evolução, mas não tão rápida quanto desejada (muitos alunos não levam computador, alguns computadores são muito susceptíveis de avaria, ligar vários computadores à eletricidade, nalgumas salas é complicado).
    No tocante aos conteúdos digitais, a avaliação feita é positiva, pois o investimento dos professores nessa área tem sido evidente e tem trazido os seus frutos.

    2 - Os recursos são mais atrativos e tornam a aprendizagem diversificada. Dado o despertar do interesse dos alunos, estes ficam mais motivados. Os recursos digitais (jogos, questionários, concursos, videos) possibilitam todas outras possibilidades que anteriormente seria ou impossíveis ou demasiado trabalhosas como a simples tarefa de repetir a atividade.

    3 - As tecnologias possibilitam uma avaliação formativa mais frequente e com feedback imediato para o aluno que lhes permite monitorizar a sua aprendizagem de forma mais eficiente e assim poder programar e ajustar o seu próprio ritmo de aprendizagem.

    4 - A propriedade de permitir aos alunos trabalharem ao seu ritmo, de forma autónoma, fazerem as suas próprias pesquisas e assim se efetivar uma verdadeira diferenciação pedagógica.

    5 - O formador aprecia muito o genially. Neste grupo concreto utiliza-se muito o genially (claro está), o canva, o kahoot, formulários do google, o mentimeter, o clideo, de acordo com o "público-alvo".
    Ferramenta escolhida: formulários do google
    Potencialidades: Feedback imediato em perguntas de escolha múltipla.
    Constrangimentos: Correção deficiente de perguntas de resposta aberta; Caixas de verificação que só possibilitam respostas ou totalmente certas ou erradas.
    Constrangimento comum de outras ferramentas – Escolas com poucas ou nenhumas licenças.

    Ana Ferro, Elisabete Borregana, Susana Santos, Luís Salvador

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  2. https://docs.google.com/presentation/d/1d6utXLKn_v-ALPvSTB0MX1RfBeCQD9jVmGg24-2Mnew/edit?usp=sharing

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  3. 1. Em termos gerais, que avaliação faz da utilização de tecnologias e conteúdos digitais na escola?
    Aspetos positivos:
    - permite captar a atenção dos alunos;
    - é um facilitador das aprendizagens – maior envolvimento dos alunos;
    - se bem utilizado, permite fomentar o debate;
    - desenvolver o espírito crítico;
    - desenvolver o trabalho colaborativo;
    - permite o feedback imediato aos alunos;
    - permite um melhor e mais rápido acesso à informação.
    Aspetos negativos:
    - alunos fazem uma grande confusão entre o que é informação e conhecimento;
    - o grande volume de informação disponível provoca alguma confusão nos alunos;
    - se usados em excesso, podem ter o efeito oposto ao desejado;
    É necessária uma intervenção constante do professor na orientação dos alunos na utilização adequada das ferramentas digitais; deve ajudar a avaliar a qualidade das informações encontradas online e promover reflexões reflexivas sobre o conteúdo. Mas, no geral, consideramos que essa utilização é bastante positiva.

    2. Na sua opinião, de que maneira, esses recursos digitais poderão contribuir para enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem?
    Sim, certamente, pois serão sempre uma mais-valia. Os recursos digitais podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, ao fornecer acesso a informações e recursos educacionais, oferecer aprendizagem personalizada, aumentar a motivação dos alunos e facilitar a colaboração entre alunos e professores.

    3. De que forma as tecnologias digitais poderão enriquecer, em particular, o processo de avaliação da aprendizagem?
    As tecnologias permitem enriquecer principalmente a avaliação formativa, em tempo real, através do feedback imediato aos alunos e professores.
    Isto pode ser feito através de questionários online, gamificação (atividades interativas, jogos educacionais e outras).

    4. Que características lhe parece que deveriam ter os recursos digitais num futuro próximo, de forma a tirarem partido do potencial tecnológico que já conhecemos?
    Os recursos digitais deverão ter em conta os seguintes aspetos:
    - colaboração em tempo real;
    - análise avançada de dados;
    - inclusão;
    - acessibilidade;
    - segurança e privacidade;
    - realidade virtual e aumentada;
    - inteligência artificial.

    5. Apresente uma ferramenta que utiliza na construção de um RED. Indique potencialidades e constrangimentos.
    TIC:
    Excel – é uma ferramenta poderosa, que permite programação, análise de dados, construção de gráficos.
    Não é uma ferramenta intuitiva para utilização pelos alunos; é muito complexa.
    História:
    Padlet – permite a construção de um cenário de aprendizagem, levando os alunos a trabalhar colaborativamente.
    - O grande constrangimento será sempre a instabilidade da rede nas escolas.
    Filosofia
    Blogger – tem a vantagem de permitir um trabalho coletivo sobre um determinado tema, de forma colaborativa.
    Tem como principal constrangimento a questão da privacidade e segurança.


    Formandas: Consolação Alagôa, Fátima Franco, Paula Mateus Miranda e Sandra Ferreira

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  4. Grupo :Carla Pagaime, Clara Ramos, Gracinda Bastos,
    Helena Bolinhas e Joaquim Silva
    Pergunta 1
    A utilização de tecnologias e conteúdos digitais na escola tem verificado uma utilização crescente, tendo sido a sua aplicação potenciada pela situação pandémica vivida.
    No entanto, nem todos os docentes estão no mesmo patamar em termos de utilização. Continuam a verificar-se muitas situações em que essa utilização crescente da tecnologia não significa a rentibilização do seu pontecial. Alguns professores continuam a desenvolver uma abordagem pedagógica expositiva e desmotivante para os alunos com recurso por exemplo a Power Points que usam com o mesmo intuito que um quadro.
    A disponibilização cada vez maior de recursos, quer fornecido pelas editoras, quer pesquisáveis na internet tem promovido também o recurso aos conteúdos digitais por parte dos docentes. Muitos docentes, apesar de lutarem com uma gestão de tempo condicionada pela burocracia, já criam recursos e/ou adaptam a utilização da tecnologia e os conteúdos digitais às necessidades e características da turma, bem como ao tipo de trabalho desenvolvido pelos mesmos. A partilha dos recursos criados já se vai verificando, bem como a consciência de que tecnologias não são sinónimo de motivação só por si, sendo necessário ter clarificado os objetivos pedagógicos.

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  5. As características dos recursos digitais do futuro deverão ter em conta a sua capacidade de motivação dos alunos, devem ser facilitadores das aprendizagens dos alunos. Devem ser aqueles que permitam em parte empoderar o aluno da sua própria aprendizagem. O potencial tecnológico deve permitir uma maior facilidade na comunicação, tendo embora em conta os perigos sendo importante a supervisão dos professores e a sensibilização dos alunos
    Clara Ramos, Helena Bolinhas, Gracinda Bastos, Carla Pagaime, Joaquim Silva

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  6. As tecnologias digitais poderão enriquecer o processo de avaliação, uma vez que permitem diagnosticar, monitorizar e a regular as aprendizagens.
    Sendo a avaliação formativa a mais importante para o desenvolvimento pleno do estudante, mapeando os conhecimentos já adquiridos e as dificuldades dos alunos, fornecendo feedback e apontando os caminhos para a construção das competências necessárias, as tecnologias digitais poderão potenciar este tipo de avaliação, especialmente por poderem ser eficientes no fornecimento de feedback a cada aluno e ao professor, por se poderem adequar muito facimente aos alunos, por facilmente poder integrar elementos multimédia, por otimizar o tempo do professor e por ser motivadora para o estudante.
    Para se poder rentabilizar as tecnologias digitais na avaliação, torna-se importante os professores aprendam a utilizar e a rentabilizar as tecnologias e estratégias digitais.
    Grupo : Carla. Gracinda, Clara. Joaquim, Helena

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  7. Elisabete Jesus / Fátima Correia / Vítor Oliveira
    2023/05/29

    Atividade 4

    1) Até hoje, consideramos que a utilização das tecnologias e conteúdos digitais nas escolas tem sido algo pobre e redutora, maioritariamente com um aproveitamento básico das possibilidades de integração entre as tecnologias e a pedagogia. Viveu-se um pouco no fascínio pela tecnologia per si, em grande medida sem mudar rotinas e métodos de trabalho.
    Nos agrupamentos mais avançados, ainda se vive a duas velocidades no que à integração das tecnologias digitais diz respeito.
    Em termos de futuro, uma verdadeira integração entre as tecnologias digitais e a aprendizagem implicará uma quase refundação da docência, com uma verdadeira necessidade de remodelar por completo os velhos hábitos de trabalho e a forma de criação de conhecimento pelos alunos, ao invés de simplesmente se transmitirem factos que se pretendem reproduzidos.
    O próprio kit digital, distribuído aos alunos, é também pobre, estático, rapidamente obsoleto e contribuirá muito pouco para uma verdadeira mudança no processo de ensino/aprendizagem.

    2) O processo de ensino / aprendizagem poderá ser enriquecido pelos recursos digitais, pois estes: trazem o mundo à sala de aula; promovem as competências sociais; promovem as capacidades de discussão e argumentação; potenciam a capacitação digital dos alunos; a criação de percursos de aprendizagem alternativos e mais individualizados; o desenvolvimento da criatividade e da autonomia; o desenvolvimento de projetos; 4C’s (Criatividade; Colaboração; Comunicação; Espírito Crítico); além de permitirem o trabalho colaborativo com estudantes de outros países, em tempo real.

    3) Através da avaliação formativa; da criação de múltiplos e diferenciados instrumentos de avaliação, adaptados aos vários alunos reais e não a essa criatura mítica a que damos o nome de “aluno médio”; pela diferenciação pedagógica; pela avaliação inclusiva.

    4) Os recursos digitais deverão permitir o trabalho colaborativo e autónomo; proporcionarem flexibilidade e adaptabilidade nos desafios e respetivos modos de resolução; na possibilidade de existirem percursos alternativos e análises variadas, com criação de resoluções diferenciadas. Devem focar-se na autoavaliação formativa, como guia do percurso do aluno ao longo da ou das tarefas propostas.

    5) VideoAnt – criador de vídeos anotados, ou para anotação pelos alunos. Potencialidades apenas limitadas pela imaginação, quer do docente quer dos discentes. Os constrangimentos são os inevitáveis do acesso desigual e aleatório à internet, assim como a necessidade de existência prévia de um documento vídeo apropriado (ou da sua criação, quer pelo docente, quer pelos discentes).
    Flipgrid – criação de vídeos curtos, pelos discentes. Tem o enorme potencial de permitir uma interação assíncrona e de estar bastante integrada na cultura atual dos jovens. É fácil de usar, permite a interação e favorece a expressão oral. Como constrangimentos, podemos apontar a dificuldade de exposição ao público de que alguns alunos sofrem (falta de naturalidade).
    Padlet – mural de partilha de conteúdos. Tem o potencial de favorecer o espírito colaborativo, a capacidade crítica e a criatividade. Pode integrar outras ferramentas digitais, tornando-se bastante abrangente e completo. Como constrangimentos, podemos apontar as limitações da versão gratuita.

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  8. 1. Em termos gerais, que avaliação faz da utilização de tecnologias e conteúdos digitais na escola?
    Consideramos positiva e tem potencial mas é necessário adpatar em função dos grupos, dos ritmos dos alunos. É um processo passo a passo e que deve ser levado com calma e com tempo de forma a garantir o sucesso das aprendizagens.

    2.Na sua opinião, de que maneira, esses recursos digitais poderão contribuir para enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem?
    Consideramos que os recursos digitais contribuem de forma possivita essencialemente porque permitem maior versatilidade, flexibibliidade ,diversidade, dos conteudos ,resumindo aprendizagens mais ativas!

    3. De que forma as tecnologias digitais poderão enriquecer, em particular, o processo de avaliação da aprendizagem?
    As tecnologias facilitam o processo de avaliação , feedback´s mais rápidos, imediato e direcionados para cada aluno Assim consideramos que torna mais eficiente o processo de avalição e adequado ao ritmo de cada aluno.

    4. Que características lhe parece que deveriam ter os recursos digitais num futuro próximo, de forma a tirarem partido do potencial tecnológico que já conhecemos?
    Consideramos que é fundamental recursos de qualidade e precisos , cientificamente adequados, com rigor, com fiabilidade, acessiblidade, divulgação resultados para analise. Além do potencial tecnológico devemos ter em conta o potencial que as tecnologias trazem às aprendizagens.

    5. Apresente uma ferramenta que utiliza na construção de um RED. Indique potencialidades e constrangimentos.
    Padlet- facilidade consulta, apelativo para os alunos, ritmos diferenciados por grupo,tarefas adaptadas , acesso aos trabalhos e partilhas dos colegas. Facilidade de incorporar outras ferramentas, como link´s formulários, videos, etc.
    Contrangimentos - O maior constragimento que identificámos foi a falta de conhecimento por parte dos alunos a trabalhar com a informação e a sua forma de apresentação, nomeadamente textos longos, dificuldade em colocar os conteúdos diversicados.

    Trabalho realizado por : João Encarnação; Neli Romba; Andreia Fonseca; Dulce Ferreira. 29/05/2023

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  9. https://www.canva.com/design/DAFkUlIo_9g/eQ-1qktT5OeOTJD2eGpHYA/view?utm_content=DAFkUlIo_9g&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink29 de maio de 2023 às 20:30

    Grupo: Dulce Aldir; Rosalinda Serra; Sérgio Duarte

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  10. É ainda recente a melhoria das condições tecnológicas e informáticas nas escolas portuguesas com a implementação do Plano Tecnológico da Educação. Obviamente ainda não conseguimos entender o impacto dessa ação, quer nas práticas dos professores, quer nas aprendizagens dos alunos.

    É importante conhecer o grau de utilização de recursos educativos digitais (RED) e as diferentes adaptações pedagógicas efetuadas pelos professores. É importante também que os professores desenvolvam as suas competências digitais. Só assim poderão recorrer à integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e à utilização de RED, no processo de ensinar e aprender, no sentido de tirar partido da tecnologia presente nas salas de aula.

    Parece evidente uma melhoria significativa no acesso aos equipamentos e nas infraestruturas, pelo menos no nosso Agrupamento, em todas as salas de aula e diferentes espaços. Contudo será necessário continuar a apostar na formação de professores e na sua capacitição digital para um uso mais eficiente dos RED. Será importante também, num momento de viragem dos métodos pedagógicos, a promoção de trabalho em equipa

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  11. É ainda recente a melhoria das condições tecnológicas e informáticas nas escolas portuguesas com a implementação do Plano Tecnológico da Educação. Obviamente ainda não conseguimos entender o impacto dessa ação, quer nas práticas dos professores, quer nas aprendizagens dos alunos.

    É importante conhecer o grau de utilização de recursos educativos digitais (RED) e as diferentes adaptações pedagógicas efetuadas pelos professores. É importante também que os professores desenvolvam as suas competências digitais. Só assim poderão recorrer à integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e à utilização de RED, no processo de ensinar e aprender, no sentido de tirar partido da tecnologia presente nas salas de aula.

    Parece evidente uma melhoria significativa no acesso aos equipamentos e nas infraestruturas, pelo menos no nosso Agrupamento, em todas as salas de aula e diferentes espaços. Contudo será necessário continuar a apostar na formação de professores e na sua capacitição digital para um uso mais eficiente dos RED. Será importante também, num momento de viragem dos métodos pedagógicos, a promoção de trabalho em equipa

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  12. Formando: Miguel Gaspar.

    Tarefa 5: "Recursos Educativos Digitais no Futuro"

    1. Em termos gerais, que avaliação faz da utilização de tecnologias e conteúdos digitais na escola?
    O E@D teve aqui, de uma forma geral, o efeito detonador/trigger. Se até então, alguns já se “aventuravam” ou até já iam usando os chamados recursos da web2.0, com a pandemia fomos todos convocados a fazer uso de ferramentas digitais. Desde então, a utilização de tecnologia e conteúdos digitais aumentou exponencialmente. Muitos terão iniciado práticas didáticas que ainda manterão, ou terão aperfeiçoado… Outros terão voltado às suas velhas metodologias…
    De um modo geral, creio que ainda há muito caminho pela frente e que ainda se verifica muita relutância (inclusivamente por parte dos alunos) em usar o digital. Outros condicionalismos são, por exemplo, os que se prendem com questões técnicas-físicas (falta de conexão/ligação à internet; falta de computadores; restrições no uso de algumas plataformas/ferramentas, com autorizações/licenças pagas; material algo obsoleto e/ou desatualizado…).

    2. Na sua opinião, de que maneira, esses recursos digitais poderão contribuir para enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem?
    Num mundo cada vez mais global, o processo de ensino-aprendizagem também o poderá/deverá (e este último verbo ainda é muito discutível!) ser. Ter o saber à distância de um clique – por assim dizer - traz inúmeras vantagens (acesso imediato a conteúdos/informação, nos mais variados suportes; permite trabalho colaborativo à distância; ferramentas de pesquisa, produção e divulgação muito mais apelativas e atraentes; feedbacks imediatos; percursos académicos diferentes e individualizados; melhorar o próprio conhecimento/desempenho digital…), porém, também se reveste de alguns inconvenientes (cavar ainda mais o fosso social; incrementar a falta de contacto social presencial/desumanizar…).

    3. De que forma as tecnologias digitais poderão enriquecer, em particular, o processo de avaliação da aprendizagem?
    A avaliação, muito mais do que sumativa, terá de se alicerçar na sua vertente formativa e nesse sentido, o uso de tecnologias digitais irá permitir um melhor e mais eficiente, rápido e prático acompanhamento das atividades de aprendizagem, repito, eminentemente formativas (seguindo a “pegada da aprendizagem” efetuada por cada aluno). Outro aspeto que também creio benéfico, é o que se prende com o facto de “o digital” permitir, não raras vezes e quase simultaneamente, um feedback avaliativo.

    (continua...)

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  13. Formando: Miguel Gaspar.

    Tarefa 5: "Recursos Educativos Digitais no Futuro"

    (... continuação)

    4. Que características lhe parece que deveriam ter os recursos digitais num futuro próximo, de forma a tirarem partido do potencial tecnológico que já conhecemos?
    O raio de ação/de aplicabilidade de muitos dos recursos digitais é muito amplo, ou seja, muitas das ferramentas digitais existentes podem utilizar-se em múltiplos âmbitos e áreas (que não apenas as científicas!)… por outras palavras, não se destinam específica e exclusivamente, neste caso, ao ensino-aprendizagem. Neste sentido, talvez possa ser importante que se procure (pelo menos, por parte de algumas delas) uma maior “especialização”/especificidade no âmbito da didática e da pedagogia.
    Outra questão que creio importante, será a da salvaguarda e da segurança digital. Acautelar-se a chamada “pegada digital”, seja em termos de questões de privacidade, seja de direitos autorais, parece-me imperativo.
    Por fim, creio ser importantíssimo que, de uma vez por todas, seria extremamente importante e benéfico que a própria tutela assumisse que o digital é indissociável nas novas práticas pedagógicas, pelo que urge repensar o sistema de qualificação/validação/certificação de competências (a atribuição de licenças gratuitas a professores, no uso de algumas ferramentas digitais, seria um passo importantíssimo, por exemplo).

    5. Apresente uma ferramenta que utiliza na construção de um RED. Indique potencialidades e constrangimentos.
    Padlet – é uma ferramenta ótima para repositório de trabalhos colaborativos e que contemplem a integração de outras ferramentas digitais, porém apresenta uma versão “livre”/gratuita muito limitada.
    Google forms – muito intuitivo, prático e polivalente. Imprescindível!
    Genially – gama muito abrangente de possibilidades didáticas, com destaque aqui para a área da gamificação, nomeadamente, para o “Escape room”. Uma vez mais, acesso - gratuitamente – limitado!

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  14. Grupo sala 2- Sandra Faustino, Irina, Susana Silva, Nélia

    1- O uso das tecnologias permite acompanhar as mudanças na sociedade, para um uso mais responsável das tecnologias, preparando-os para os desafios da atualidade. Estas ferramentas proporcionam um ambiente mais interativo, dinâmico e atrativo, adaptando-se às diferentes formas e rirmos de aprendizagem.
    Partilha e trabalho colaborativo entre docentes na produção de materiais/recursos digitais.

    2- Os RED oferecem acesso a variedade de materiais, contribuindo assim para um ensino mais personalizado, adaptado às especificidades dos alunos em particular. Promovem a interatividade, papel mais ativo dos alunos, trabalho colaborativa.

    3- Oferecem ferramentas mais diversificadas e flexíveis de avaliar o desempenho dos alunos: Feedback quase imediato; avaliação formativa, permite acompanhar e orientar o progresso dos alunos em tempo real através da análise dos resultados que vão obtendo (Quizz, googleforms teste, Kahoot, wordwall, plickers).

    4- Recursos digitais acessíveis a todos, intuitivos, completamente adaptáveis às necessidades.
    Criação de um banco de recursos partilhado (através de trabalho colaborativo entre diferentes professores de diferentes escolas), com acesso online e offline.

    5- Canva
    Potencialidades: Intuitivo, permite a colaboração entre usuários, acessibilidade é simples e possui uma variedade de modelos adaptáveis. É possível partilhar para outros serviços e plataformas(drive, ...) e gravar em diferentes formatos
    Constrangimentos: necessidade de internet; a versão gratuita é limitada

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  15. Grupo 1: João Lourenço; Felicidade Mestre; Ana Mascarenhas; Marisa Banza e Isabel Tomás
    1. Em termos gerais, que avaliação faz da utilização de tecnologias e conteúdos digitais na escola?
    - mais estimulantes
    - facilitadoras das aprendizagens dos alunos
    - potenciam o trabalho colaborativo
    - aumenta a concentração dos alunos
    - desmaterialização dos recursos
    - pode provocar a distração
    2. Na sua opinião, de que maneira, esses recursos digitais poderão contribuir para enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem?
    - são disponíveis e acessíveis para poderem pesquisar novamente
    - é possível atualizar conteúdos
    - mais dinâmicos
    - permitem mais trabalho colaborativo
    - alterar as planificações de forma mais dinâmica
    - contactar e colocar dúvidas, através das aplicações (team, G-suit)
    - maior acompanhamento, monitorização e apoio, por parte do professor, dos trabalhos dos alunos, em tempo útil
    3. De que forma as tecnologias digitais poderão enriquecer, em particular, o processo de avaliação da aprendizagem?
    - feedback mais rápido
    - maior diversidade nos procedimentos, recursos e instrumentos de avaliação
    - maior enfoque na avaliação formativa
    4. Que características lhe parece que deveriam ter os recursos digitais num futuro próximo, de forma a tirarem partido do potencial
    tecnológico que já conhecemos?
    - flexíveis
    - acessíveis
    - adaptados à escrita científica
    - com recurso à Inteligência Artificial
    - englobar várias ferramentas e plataformas
    5. Apresente uma ferramenta que utiliza na construção de um RED. Indique potencialidades e constrangimentos.
    - Google Forms
    . potencialidades
    1. permite que o professor acompanhe a avaliação individual do aluno
    2. o aluno consegue receber o feedback do seu trabalho e fazer a autocorreção
    3. classificação imediata da tarefa
    4. intuitivo, prático
    5. possibilidade de refazerem as tarefas

    . constrangimentos
    1. sistemas operativos não compatíveis (huawei)
    2. falta de controlo de autoridade
    3. design pouco apelativo
    4. limitações na escrita científica
    5. não ter um temporizador

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  16. Grupo 5 – Anabela Santos, Isabel Santos, Maria José Moutinho, Rosa Carvalho
    Atividade 4
    Recursos Educativos Digitais no Futuro

    1. Em termos gerais, que avaliação faz da utilização de tecnologias e conteúdos digitais na escola?
    A avaliação é positiva e a sua utilização é progressiva , os professores recorrerem cada vez mais às criação/utilização de recursos educativos digitais.
    Uma crescente cultura de partilha e trabalho colaborativo o que também reflete uma maior motivação por parte dos alunos.
    A utilização do digital deve ser sempre com peso e medida, nunca nos podemos esquecer que a parte humanista não pode deixar de existir.

    2. Na sua opinião, de que maneira, esses recursos digitais poderão contribuir para enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem?
    • São mais atrativos e despertam o interesse dos alunos pelas aprendizagens;
    • Permitem um maior envolvimento dos alunos tornando a aprendizagem mais interativa e dinâmica;
    • Facilitam o trabalho colaborativo entre os alunos;
    • Permitem uma comunicação mais eficaz entre alunos e professores;
    • Permitem o acesso à informação de forma mais rápida;
    • Permitem a adaptação dos conteúdos e das atividades de aprendizagem às necessidades individuais dos alunos, facilitando a diferenciação pedagógica;
    • Potenciam a capacitação digital dos alunos;
    • Desenvolvem a criatividade e autonomia dos alunos;
    • Promovem competências sociais.

    3. De que forma as tecnologias digitais poderão enriquecer, em particular, o processo de avaliação da aprendizagem?
    As tecnologias digitais permitem uma variedade de instrumentos de recolha e de avaliação pedagógica (questionários online, ...) proporcionando aos alunos a oportunidade de demonstrarem o seu conhecimento de forma diversificada. Podem fornecer feedback de qualidade, de forma imediata, aos alunos durante o processo de avaliação que lhes permitam monitorizar a sua aprendizagem. Podem agilizar os processos de avaliação e de autoavaliação.

    4. Que características lhe parece que deveriam ter os recursos digitais num futuro próximo, de forma a tirarem partido do potencial tecnológico que já conhecemos?
    Os recursos digitais devem cada vez mais adaptar-se às necessidades individuais dos alunos, oferecendo conteúdos e atividades que os motivem (educação inclusiva). Devem facilitar o trabalho colaborativo, permitindo cada vez mais a partilha de ideias e projetos. Devem priorizar a segurança e a privacidade dos dados dos utilizadores.
    5. Apresente uma ferramenta que utiliza na construção de um RED. Indique potencialidades e constrangimentos.
    Padlet
    Potencialidades – Mural de partilha de conteúdos que permite, em tempo real, a construção de cenários de aprendizagem, incentivando o trabalho colaborativo; suporta uma ampla variedade de tipos de conteúdo, incluindo texto, imagens, vídeos, links, arquivos PDF, áudio; os utilizadores podem personalizar a aparência dos murais digitais, escolhendo entre uma variedade de temas, estilos de fundo e opções de organização de conteúdo.
    Constrangimentos - A versão gratuita do Padlet tem algumas limitações em termos de quantidade de murais que podem ser criados; O Padlet é uma ferramenta baseada na web, o que pode ser um obstáculo em ambientes onde a rede da internet é limitada ou instável; dificuldades dos alunos em selecionar a informação e a forma de apresentação (textos longos).

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  17. Diana Pólvora, Dulce Marques, Luís Valbom e Maria FRancisca6 de maio de 2024 às 21:00

    1. Em termos gerais, que avaliação faz da utilização de tecnologias e conteúdos digitais na escola?
    Mais-valia no processo de ensino-aprendizagem, mas ainda em construção. Embora seja o futuro, tem havido constrangimentos na sua utilização, nomeadamente o número de alunos por turma e o tamanho e distribuição das salas de aula.

    2. Na sua opinião, de que maneira, esses recursos digitais poderão contribuir para enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem?
    Contribuem para a melhoria do processo, na medida em que oferecem uma variedade de ferramentas e permitem o trabalho autónomo, o desenvolvimento do trabalho crítico e a autonomia dos alunos. Desenvolvem também o trabalho colaborativo, motivam os alunos e despertam a sua curiosidade. Permitem ainda o ensino inclusivo e personalizado, adaptado às necessidades dos alunos.

    3. De que forma as tecnologias digitais poderão enriquecer, em particular, o processo de avaliação da aprendizagem?
    Diversificação da avaliação, feedback mais eficiente, autorregulação das aprendizagens, heteroavaliação e avaliação dos processos e percursos.

    4. Que características lhe parece que deveriam ter os recursos digitais num futuro próximo, de forma a tirarem partido do potencial tecnológico que já conhecemos?
    Serem mais imersivos e interativos e possibilitarem a utilização da Inteligência Artificial, de forma a permitirem a construção de experiências diferentes.

    5. Apresente uma ferramenta que utiliza na construção de um RED. Indique potencialidades e constrangimentos.
    Webcams em tempo real.
    Potencialidades: visitar/observar os locais em tempo real.
    Constrangimentos: limitações técnicas e (pouca) curiosidade dos alunos.

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  18. Resposta 1: Sendo focado no aluno e fomentando a sua autonomia, criatividade, espírito crítico (...) todo o processo pode ser avaliado e monitorizado. No entanto, há constrangimentos entre os quais a perda de humanização, realça desigualdades.
    Resposta 2: Os recursos digitais podem contribuir para uma articulação dinâmica de aspetos cognitivos e práticos, estimulam a motivação e o autoconhecimento; permitem também uma pesquisa mais completa; no entanto, o professor terá que encontrar formas de formular as questões de modo a não facilitar a cópia de conteúdos que o aluno não escolheu nem criticou.
    Resposta 3: Esta questão relaciona-se bastante com a questão anterior sendo possível não apenas a avaliação por parte do professor (formativa, sumativa) mas também a criação de documentos, por parte dos alunos, fazendo a sua própria autoavaliação e podendo receber feedback quer do professor, quer dos pares.
    Resposta 4: Devem ser intuitivos, acessíveis mas, por outro lado, vai exigir da parte dos professores um cuidado especial na formulação das perguntas, de modo a que se continue a solicitar autonomia e espírito crítico dos alunos.
    Resposta 5: Ferramenta utilizada - Whatsapp.
    Potencialidades: facilitadora da comunicação por ser rápida, eficaz e alcançar um vasto público.
    Constrangimentos: desigualdade no nível de literacia digital; eventual perda de privacidade e disparidades socioeconómicas.

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  19. Sala 4: Aida Relvas, Clara Bernardino, Rosa Martins, Isabel Gomes.

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