Efeitos a produzir no nível 3 (C1 e C2)

 Evidências expectáveis:

·         Envolvimento profissional:

o   Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital. Usar as tecnologias para melhorar os processos de comunicação institucional e não só. Promover uma prática profissional colaborativa, de partilha e reflexiva, estimulando o desenvolvimento profissional continuo.

·         Recursos Digitais (RED):

o   Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa. Selecionar, criar, modificar, avaliar, gerir, proteger e partilhar recursos digitais. Promover o uso de recursos de licenças abertas.

·         Ensino e Aprendizagem:

o   Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação, fazendo recurso de tecnologias e serviço digital, no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino, colaborativa e autorregulada.

·         Avaliação:

o   Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais onde se inclua processos de análise de evidências e processos de feedback das avaliações.

·         Capacitação dos aprendentes:

o   Promoção da CD dos alunos de forma abrangente, inclusiva e crítica. Inovação no envolvimento ativo dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD.

·         Promoção da competência digital dos aprendentes.

o   Capacidade de desenvolver uma literacia da informação e dos média, de forma colaborativa e responsável, de forma a incorporar, criar, comparar e avaliar criticamente a fiabilidade da informação e suas fontes. Capacidade de resolver problemas digitais e transferir esse conhecimento.








retirado de DigCompEdu


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