Avaliação das aprendizagens ou avaliação para as aprendizagens? (Act. 5)

Avaliação das aprendizagens ou avaliação para as aprendizagens? 


A avaliação, enquanto parte integrante do currículo, deverá adequar-se e alinhar-se com as metodologias e estratégias utilizadas no desenvolvimento do currículo, procurando fazer coincidir as tarefas de aprendizagem com as tarefas de avaliação e de ensino.

Dependendo da visão, da capacidade e da literacia digital do professor, as TIC podem criar oportunidades de melhoria e diversificação na avaliação dos alunos, incluindo a abordagem das competências de comunicação escrita, cooperação, trabalho de equipa e pensamento reflexivo. No entanto, o uso das TIC enquanto recurso pedagógico relevante tem de estar associado a uma outra visão de ensino, de avaliação e de aprendizagem.



“(…) A realização de aprendizagens significativas e o desenvolvimento de competências mais complexas pressupõem tempo para a consolidação e uma gestão integrada do conhecimento, valorizando os saberes disciplinares, mas também o trabalho interdisciplinar, a diversificação de procedimentos e instrumentos de avaliação, a promoção de capacidades de pesquisa, relação, análise, o domínio de técnicas de exposição e argumentação, a capacidade de trabalhar cooperativamente e com autonomia.

(…)

vi) Reforçar as dinâmicas de avaliação das aprendizagens centrando-as na diversidade de instrumentos que permitem um maior conhecimento da eficácia do trabalho realizado e um acompanhamento ao primeiro sinal de dificuldade nas aprendizagens dos alunos. (…)

retirado do Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho





retirado de dge.mec.pt






As TIC habitualmente utilizadas em educação podem incluir uma variedade de ferramentas que estão ao serviço dos professores e que podem complementar a sua ação: neste caso a avaliação!

Discuta com os seus colegas em pequenos grupos e apresentem:

1.      Vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no processo de avaliação.

2.      Avaliação das aprendizagens ou avaliação para as aprendizagens?

3.      Identifique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade de feedback que permite distribuir.

 


20 comentários:

  1. 1. Vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no processo de avaliação.
    Vantagens: 1 - Feedback imediato ao aluno; 2 - O feedback permite ao aluno tomar decisões sobre a sua aprendizagem; 3 - A facilidade de execução de instrumentos de avaliação formativa permite ao professor questionar, adequar/alterar as suas estratégias letivas; 4 – O feedback dado (independentemente da resposta certa ou errada por parte do aluno) aumenta o conhecimento.
    Constrangimentos: 1 – Feedbacks automáticos podem ser limitativos, impessoais e até confusos. 2 - Nem todos os RED utilizados permitem exportar os dados para diferentes fins (tratar os dados, guardar evidências, etc.); Grande quantidade de dados implica mais tempo "gasto" a analisá-los.

    2. Avaliação das aprendizagens ou avaliação para as aprendizagens?
    Avaliação para as aprendizagens. Avaliação quer-se contínua e auto-reflexiva, ajustando os processos e estratégias. A avaliação não deve ser vista como um fim de caminho, uma meta mas um sinal de orientação nesta encruzilhada que é a escola/vida.
    3. Identifique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade de feedback que permite distribuir.
    Google Forms. Caro António, volte a ler o que foi respondido na primeira questão (parte dos constrangimentos). RED pouco flexível (nomeadamente nas classificações quantitativas). Respostas abertas sem possibilidade de feedback imediato. No entanto, permite personalização nos feedbacks.

    SALA 1: Maria Clara Ramos, Maria da Consolação Alagôa, Maria Helena Bolinhas, Luís Salvador e Vânia Alegria.

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  2. https://docs.google.com/presentation/d/11rINI0A8r7cP94f2l5lPsQhst6Y5w13VRUKjwnzdtL0/edit?usp=sharing

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  3. Grupo 3- Ana Paula Contreiras, Carla Pagaime, Elisabete Borregana e Susana Santos
    1- Vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no processo de avaliação
    Vantagens
    Acesso quase automático aos resultados das sua avaliação.
    Possibilidade de aferir que conteúdos devem ser mais trabalhados.
    Diversidade de instrumentos.
    Momentos de ensino mais individualizado com a possibilidade de construir instrumentos adequados às dificuldades dos alunos.
    Maior motivação
    Constrangimentos
    Falta de equipamentos, e pouca qualidade dos mesmos.
    Falhas de internet.
    Em níveis de ensino com alunos mais novos, sente-se pouco acompanhamento ( falta de competências) por parte do adulto/ família para tarefas de estudo, trabalhos de pesquisa…
    Elevado tempo de preparação/ construção das ferramentas, acaba por desmotivar os docentes.

    2- Avaliação das aprendizagens ou avaliação para as aprendizagens?

    Avaliação para as aprendizagens.
    As avaliações têm como objetivo aferir as dificuldades e as áreas onde é preciso reforço.
    Esta forma de encarar a avaliação é que nos permite diversificar os materiais consoante a evolução das aprendizagens dos alunos: diversificação pedagógica.

    3- Identifique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade de feedback que permite distribuir.
    Classroom
    Permite atribuir tarefas de forma individualizada
    classificação/comentários
    Fácil acesso através de vários equipamentos.

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  4. Actividade 4

    Questão 1 vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no processo de avaliação
    Vantagens:
    Motiva e sensibiliza os alunos para a aplicação, consolidação e avaliação das aprendizagens;
    o aproveitamento da “Gamificação”;
    permite o feedback imediato aos alunos e professores;
    permite ao aluno realizar novamente os exercícios de forma a consolidar a sua aprendizagem e avaliação.
    Desvantagens:
    desde logo, o(s) suporte(s) tecnológicos (sua existência e funcionalidade);
    a dificuldade em mudar mentalidades (divulgação do processo de avaliação a alunos e aos próprios EE`s) – importância/envolvimento das Associações de Pais e E.E:`s.

    Questão 2
    Avaliação das aprendizagens ou para as aprendizagens?
    Achamos que vamos fazendo ambas. Na verdade, parece-nos que será muito difícil realizar apenas a avaliação para as aprendizagens (renitência dos intervenientes e até das próprias instituições, p.e., escolas privadas em que a preocupação é o acesso a determinadas universidades)

    Questão 3
    Ferramenta digital
    Destacámos os “aplicativos” da Google, e incidimos nas vantagens do Google forms (destacando várias vantagens, especialmente, questões de feedback)

    Miguel Gaspar, Luís Franco, Paula Miranda e Joaquim Silva

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  5. Sala 4:
    https://cddocentes3.blogspot.com/p/avaliacao-das-aprendizagens-ou.html

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  6. Sala 4:
    https://docs.google.com/presentation/d/11rINI0A8r7cP94f2l5lPsQhst6Y5w13VRUKjwnzdtL0/edit?usp=sharing

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  7. 1. Vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no processo de avaliação.
    app.popplet.com/#/p/7252698
    2. Avaliação das aprendizagens ou avaliação para as aprendizagens?
    A avaliação deve ser naturalmente para as aprendizagens- a avaliação formativa deverá permitir isso mesmo, acompanhar o processo para através da análise de resultados ajustar as estratégias às necessidades e assegurar as aprendizagens, sendo mais eficaz quando alunos e professores se envolvem.
    3. 3- Identifique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade de feedback que permite distribuir.
    - Plickers - ferramenta de fácil utilização e que implica a utilização de equipamento digital apenas pelo professor. No entanto, apenas permite respostas fechadas de escolha múltipla e verdadeiro ou falso. O feedback é imediato, a sua análise é mais útil do ponto de vista do professor, que assim facilmente consegue recolher informação sobre a compreensão/ aquisição de conteúdos, que foram lecionados na própria aula.

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  8. 1. Vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no processo de avaliação.
    Vantagens: Facilita a elaboração de instrumentos de avaliação formativa, tendo em conta as ferramentas digitais existentes. Possibilita avaliar de modo mais consistente os conteúdos em que os alunos têm maior dificuldade, levando consequentemente também à reflexão imediata dos resultados. Permite aos alunos obter um feedback mais rápido no processo ensino-aprendizagem.
    Constrangimentos: Tempo necessário, por parte do professor, para construção dos instrumentos. Dificuldade em selecionar as ferramentas mais adequadas e precisas, considerando as dificuldades de cada aluno. Necessidade de maior orientação, apoio direto e permanente aos alunos para compreensão e execução.
    2. Avaliação das aprendizagens ou avaliação para as aprendizagens?
    Avaliação para as aprendizagens, pois avaliar os alunos permite aferir as suas dificuldades e os conteúdos que necessitam de maior reforço, os que necessitam de ser revistos e trabalhados recorrendo ao uso de outras estratégias.
    3. Identifique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade de feedback que permite distribuir.
    Ferramenta digital - Google Forms - permite feedback imediato de algumas questões.
    Plataforma digital - ClassDojo ou Classroom - permite atribuir tarefas de forma individualizada ou partilhada. Possibilita também a introdução ou o acesso a resultados e comentários.

    Andreia Fonseca

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  9. 1. Vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no processo de avaliação.

    R:No meu entender é vantajoso ,pois os alunos desenvolvem a sua autonomia, aprendendo mais e utilizam novas formas de aprender, assim promovemos maior sucesso dos alunos. Permite mais feedback e adaptado aos alunos. Potenciamos a motivação dos alunos.
    Como constrangimento identifico a falta de literacia digital dos alunos, isto leva a uma desmotivação por parte dos intervenientes.

    2. Avaliação das aprendizagens ou avaliação para as aprendizagens?

    R: Muitas vezes a Avaliação é confundida com a Classificação! A avaliação deve ser descritiva e informativa. Descreve a situação do aluno num dado momento e serve de instrumento para alcançar o sucesso.
    Assim, avaliação para as aprendizagens e classificação das aprendizagens.

    3. Identifique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade de feedback que permite distribuir.

    R:Existem centenas de ferramentas e plataformas , umas mais adequadas que outras em função dos objetivos propostos. O professor é fundamental neste processo e as ferramentas/plataformas devem ser cruzadas com as interações presenciais (aulas). Identifico por exemplo: Microsoft 365, um espaço que contêm diversas ferramentas, vídeo, imagens, som, documentos ,folhas calculo, email, criação equipas de trabalho. Estas plataformas permitem acompanhar o progresso, identificar necessidades de aprendizagem e reformular as estratégias. Os feedback´s são facilmente transmitidos e essencialmente personalizados em função de cada aluno. Também permite aos alunos interagirem entre sim e entre pares responderem aos desafios propostos pelo professor.

    Trabalho realizado por :João Encarnação - 19/06/2023

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  10. Nuno Santos / Vítor Oliveira


    1. Vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no processo de avaliação.

    São vantagens: a rapidez de resposta, a possibilidade de feedforward efetivo, a possibilidade de reutilização quase infinita dos bancos de questões que vão sendo elaboradas e reelaboradas, a facilidade de partilha de materiais com colegas localizados em zonas longínquas, é facilitadora da auto-avaliação e da avaliação por pares, maior riqueza de elementos (fotos, som, vídeos, etc.) que compõem as situações propostas, possibilitadora de maior plasticidade de horários e locais na aplicação dos instrumentos de avaliação.

    São constrangimentos: limitações no domínio das aplicações a utilizar ( docentes e discentes), limitações técnicas e de equipamentos, dependência dos equipamentos e infra-estruturas necessárias à utilização das tecnologias digitais, possibilidade acrescida de fraude.

    2. Avaliação das aprendizagens ou avaliação para as aprendizagens?
    As duas, claramente. Queremos certamente avaliar para permitir novas e melhores aprendizagens, mas também não podemos esquecer que é necessária a avaliação das próprias aprendizagens. A evolução pedagógica e tecnológica não torna estas duas opções exclusivas, mas complementares, pois é fundamental saber e compreender o que correu menos bem no processo de ensino aprendizagem, de modo a poder fazer as necessárias correções.

    3. Indique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade de feedback que permite distribuir.

    Vítor Oliveira- Plickers é uma ferramenta que permite devolver um excelente feedback relativo às aprendizagens adquiridas, quer em termos de rapidez, quer em termos de extensão da análise. Pode ser utilizado em qualquer faixa etária, não obrigando à utilização de equipamentos por parte dos alunos, mas apenas por parte do docente. É um aspeto menos positivo a limitação na profundidade das questões a apresentar

    Nuno Santos - Kahoot é uma ferramenta que permite a gamificação da avaliação, constituindo uma motivação adicional para as aprendizagens dos alunos. Pode ser utilizado em qualquer faixa etária, mas obriga a que todos os alunos estejam equipados com telemóvel ou equipamento similar.

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  11. 1.Vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no processo de avaliação.
    A tecnologia digital desempenha um papel importante quer ao nível do envolvimento e da motivação dos alunos (proporciona ambientes de aprendizagem independentes e personalizados), quer ao nível dos processos de ensino e aprendizagem (torna o currículo mais acessível e inclusivo). Por um lado, as TIC possibilitam um feedback imediato, tendo um impacto positivo nas aprendizagens dos alunos. Por outro lado, podem criar oportunidades de melhoria e diversificação na avaliação dos alunos e potenciar o desenvolvimento das competências cognitivas necessárias para a era da informação, como por exemplo: a resolução de problemas, o pensamento crítico, a criatividade, as estratégias de autoaprendizagem, o pensamento reflexivo, as capacidades de discussão social, o trabalho em equipa e as competências pessoais, tais como persistência, curiosidade e iniciativa. No entanto, um dos constrangimentos é o equipamento técnico obsoleto.
    2.Avaliação das aprendizagens ou avaliação para as aprendizagens?
    A avaliação para as aprendizagens promove nos alunos o desenvolvimento de competências ao nível da autoavaliação, já que lhes permite uma compreensão do seu processo de aprendizagem e o desenvolvimento de estratégias no domínio do aprender a aprender. Deste modo, o aluno tem um papel ativo em todo o processo, já que ao construir a sua própria compreensão de novos conceitos, desenvolve competências essenciais que lhe permitem colocar novas ideias em novos contextos ou cenários de aprendizagem.
    3.Identifique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade de feedback que permite distribuir.
    A ferramenta Genially permite criar conteúdos interativos, jogos e infográficos, que podemos adequar a diferentes níveis de ensino, e favorece o espírito colaborativo, a capacidade crítica e a auto e heteroavaliação. Pode integrar outros recursos digitais, tornando o feedback imediato, personalizado e inclusivo. Contudo, há a apontar as limitações da versão gratuita.
    Elisabete Jesus

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  12. 1. Vantagens da utilização da tecnologia digital no processo de avaliação: motiva o aluno, ajuda a desenvolver a autonomia e responsabilidade, permite a utilização de recursos variados e permite um feedback imediato e interativo, ajudando o aluno a compreender as suas dificuldades e o seu progresso e dando-lhe a possibilidade de repetir um exercício fora da sala de aula, onde e quantas vezes quiser. Constrangimentos: dificuldade de o professor dar conta, regularmente, dos dados disponibilizados; por vezes, o feedback é impessoal.
    2. Avaliação das aprendizagens ou avaliação para as aprendizagens? É comum distinguir a avaliação das aprendizagens como sumativa, um processo pontual e calendarizado de recolha de evidências; e a avaliação para as aprendizagens como formativa, enquanto processo contínuo e sistemático de recolha de evidências, permitindo o reajuste das estratégias. Ambos os processos são complementares.
    3. A ferramenta digital que sugiro e utilizo regularmente é o Tricider, em que lanço o debate de uma questão, a fim de promover a troca de argumentos e contraargumentos. Ajuda a desenvolver o sentido crítico e permite distribuir um feedback não apenas da parte do professor, mas também dos alunos entre si, incentivando a votação na proposta/intervenção que consideram a melhor. Deste modo, permite recolher informação do desempenho diferenciado dos alunos ou trabalho colaborativo.
    Fátima Correia

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  13. 1. Vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no processo de avaliação.

    As vantagens/constrangimentos dos RED na avaliação, podem dividir-se, segundo nós, em técnicos e pedagógicos.
    TÉCNICOS:
    Alguns dos constrangimentos:
    - Mau funcionamento do computador;
    - Sem internet ou baixa velocidade;
    - Fiabilidade da informação veiculada nos sites;

    Algumas vantagens:
    - Acesso a diversa informação;
    - O computador pode substituir uma grande quantidade de recursos em formato papel;
    - Pode ter um caráter lúdico e motivador;
    - Inclusivo.

    PEDAGÓGICOS:
    Alguns dos constrangimentos:
    - Limitação no tipo de itens a serem propostos;
    - Domínio do RED por parte de alunos e professores;
    - Tempo a atribuir para o processo de aprendizagem com recurso a RED’s;

    Algumas vantagens:
    - Feedback imediato e constantes a docentes e discentes;
    - Construção do próprio saber pelo aluno;
    - Adequação ao ritmo de aprendizagem do aluno.

    2. Avaliação das aprendizagens ou avaliação para as aprendizagens?

    Os documentos normativos expressam:
    - uma visão integradora dos processos de ensino, de avaliação e da aprendizagem, na qual a avaliação pedagógica tem um papel ativo no apoio ao ensino e às aprendizagens;
    - que a avaliação deve ter caráter contínuo e sistemático, ao serviço das aprendizagens, fornecendo ao professor, ao aluno e ao encarregado de educação informação sobre o desenvolvimento do trabalho, a qualidade das aprendizagens realizadas e os percursos para a sua melhoria;
    - duas modalidades de avaliação a avaliação formativa e a avaliação sumativa. A primeira, como avaliação para as aprendizagens, e a segunda, como avaliação das aprendizagens.
    Assim sendo, … avaliação para as aprendizagens … esta modalidade é a que usamos em todos os momentos do processo de ensino aprendizagem com os nossos alunos, pois dá-nos (a nós e aos alunos) um feedback sobre o desenvolvimento da aprendizagem, com vista ao ajustamento de processos e de estratégias.
    A avaliação das aprendizagens tem o objetivo de classificar, informando, no final de cada período escolar, sobre o estado de desenvolvimento das aprendizagens.
    Sendo professoras do ensino básico, faz com que, na nossa opinião, a avaliação formativa se torne ainda mais relevante, uma vez que esta modalidade exige uma forma de trabalhar nas salas de aula, com os alunos mais ativos e participativos na resolução de tarefas, respeitando diferentes ritmos de aprendizagem.
    Acreditamos que quando estes processos de ensino aprendizagem ficarem apreendidos, por alunos, encarregados de educação e professores, tudo se torne mais fácil relativamente à avaliação.

    3. Identifique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade de feedback que permite distribuir.

    Khan Academy - esta é uma plataforma de vídeos e exercícios de matemática, de utilização gratuita e cuja tradução e adaptação ao contexto nacional foi verificada pela SPM (Sociedade Portuguesa de Matemática) e APM (Associação de Professores de Matemática).
    A utilização pelos alunos permite, de forma acompanhada pelo professor, na sala de aula ou em casa, resolver exercícios e ver vídeos explicativos em ambiente de jogo, o que promove a sua motivação e aprendizagem.
    Esta ferramenta é mais uma de entre muitas que podem ser utilizadas na aula de matemática. Os alunos podem trabalhar de forma autónoma, escolhendo a ordem pela qual realizam as atividades. Caso verifiquem que não estão a conseguir responder, são aconselhados através da plataforma, ou do professor, a voltar a ver um determinado vídeo explicativo. A grande vantagem é o professor poder atribuir tarefas diferentes a diferentes alunos e acompanhar o que está a ser feito (se estão a acertar ou a errar), avaliando assim se o aluno está a evoluir ou se precisa da sua ajuda. É também respeitado o ritmo de aprendizagem do aluno e as suas capacidades, pois eles próprios podem selecionar as tarefas.
    Temos a referir o Plickers e o Milage como ferramentas semelhantes.

    Dulce Aldir e Neli Romba

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  14. 1. Vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no processo de avaliação
    As vantagens estão relacionadas com a rapidez e a frequência com que se pode transmitir o feedback aos alunos, contribuindo para a autorregulação das aprendizagens, por parte dos alunos.
    Permite também a diversificação dos instrumentos de avaliação.
    Os constrangimentos passam pelos condicionalismos tecnológicos, como o défice de conectividade, pela resistência na utilização de ferramentas digitais na avaliação, pela maioria dos colegas e, quando se utiliza o feedback de forma genérica, este não serve a todos.
    2. Avaliação das aprendizagens ou avaliação para as aprendizagens?
    Claramente a avaliação para as aprendizagens contribui para aprendizagens de qualidade, significativas, pois acompanha o processo, enquanto a avaliação das aprendizagens é meramente sumativa, correspondendo a uma classificação.
    3. Identifique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade de feedback que permite distribuir.
    O forms, do Microsoft365. Permite a atribuição de tarefas com calendarização e o feedback pode ser personalizado.

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  15. Grupo 4
    Ana Mascarenhas; Dulce Marques; Francisca Leitão; Jorge Revez

    1. Vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no processo de avaliação.
    Vantagens:
    - avaliação dos processos e de percursos de aprendizagem, bem como do progresso dos alunos;
    - autorregulação das aprendizagens;
    - feedback imediato em tempo útil;
    - participação ativa dos discentes;
    - permite a auto e a heteroavaliação;
    - permite que o próprio aluno participe mais ativamente no seu processo de aprendizagem, faça críticas construtivas, faça a sua própria autocrítica;
    - permite que os alunos participem na própria avaliação das metodologias, apontando caminhos; há uma maior diversidade, permite uma maior adaptação;
    - potencia a possibilidade de avaliar outro tipo de competências...

    Constrangimentos:
    - quantidade, diversidade, seleção, qualidade da informação;
    - disponibilidade/ tempo;
    - tratamento de informação;
    - condicionantes tecnológicas...


    2. Avaliação das aprendizagens ou avaliação para as aprendizagens?
    - deve haver um equilíbrio entre ambas;
    - a avaliação para as aprendizagens tem um objetivo essencialmente pedagógico, é mais inclusiva...
    3. Identifique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade de feedback que permite distribuir.
    - plataforma: classroom;
    - ferramenta: forms;
    - feedback imediato;
    - feedback personalizado (acedem discentes e enc de ed.);
    - permite a calendarização e programação das tarefas...

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  16. Sala 1 - Diana Pólvora; Isabel Gomes; Rosa Martins; Susana Silva.
    1. Vantagens: existe uma grande variedade de ferramentas digitais que permitem avaliar; estas ferramentas permitem feedback imediato.
    Constrangimentos: algumas destas ferramentas são facilmente manipuláveis; existem desigualdades nos acessos a essas ferramentas, muitas delas a nível socioeconómico.
    2. Consideramos que ambas são importantes para um ensino eficaz; embora se apliquem com finalidades diferentes e em momentos diferentes, elas complementam-se. A avaliação para as aprendizagens é utilizada numa fase inicial, para aferir o que os alunos aprenderam, as dificuldades que os mesmos manifestam, permitindo assim o feedback que dá ao aluno a possibilidade de ter uma melhor noção da sua evolução. A avaliação das aprendizagens surge numa fase mais adiantada do processo, permitindo uma quantificação dos resultados.
    3. Escolhemos a plataforma Teams que tem vindo a ser utilizada por alguns dos elementos deste grupo, pois permite distribuir feedback de forma rápida, eficiente e com qualidade; não deixa de registar alguns constrangimentos como a ausência de equipamento ou falta de qualidade do mesmo, entre outros.
    (Referiu-se também o Google Meet, o Classroom e o Google Forms.)

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  17. Grupo 5
    Felicidade Mestre; Isabel Tomás; Rosa Carvalho; Sandra Faustino
    1. Vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no processo de avaliação.
    Vantagens
    . Processo mais eficiente, pois, torna-se mais rápida a obtenção e a análise dos resultados e o feedback aos alunos.
    . Adequação ao perfil dos alunos e grande variedade de formatos
    . Acessibilidade: pode tornar os materiais de avaliação mais acessíveis, permitindo que os alunos realizem testes, exercícios e projetos em qualquer lugar, desde que tenham acesso a um dispositivo conectado à internet.
    . Armazenamento e análise de dados permite que o professor acompanhe o progresso dos alunos ao longo do tempo
    Constrangimentos
    . Desigualdade no acesso
    . Fraude
    . Morosidade no processo de construção dos diversos materiais
    . Falhas técnicas
    . Dependência excessiva da tecnologia.

    2. Avaliação das aprendizagens ou avaliação para as aprendizagens
    Avaliação das aprendizagens
    Foca-se principalmente na medição do desempenho final dos alunos em relação aos padrões estabelecidos.
    Avaliação para as aprendizagens
    Foca-se principalmente no percurso do aluno e na melhoria contínua da aprendizagem.
    Neste sentido as tecnologias digitais poderão ser uma mais-valia nos diversificados materiais de apoio e na avaliação formativa.

    3. Identifique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade do feedback que permite distribuir
    . Teams e/ou Google Workspace
    Estas plataformas permitem a fácil comunicação entre todos os intervenientes no processo (Professor-Professor, Professor-Aluno e Aluno -Aluno) e para além da comunicação consegue-se acompanhar o trabalho dos alunos e dar feedback oportuno.
    Estas plataformas permitem a utilização/interligação entre as várias ferramentas disponíveis.

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  18. Grupo 3: Anabela Santos; Irina Martins; Isabel Santos e Maria José Moutinho

    1. Vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no processo de avaliação.
    Vantagens:
     Monitorizar em tempo real as aprendizagens adquiridas. A monitorização do progresso dos alunos e apoio ao feedback aos alunos são potenciados pelo uso das tecnologias na avaliação dos alunos, potenciando o feedback de qualidade, frequente e continuado;
     Permitir a recolha de um conjunto muito diversificado de dados sobre os alunos que pode servir de suporte às intervenções a realizar no processo de autorregulação e feedback
     Permitir aos docentes, de uma mesma turma, o acesso permanente à evolução de cada aluno, numa valorização da avaliação formativa e dos processos de aprendizagem;
     Permitir a intensificação de trabalho colaborativo, a comunicação, partilha, conhecimento, colaboração, diferenciação e autocontrole de tempo e espaço de trabalho;
     Realizar tarefas adaptadas às características dos alunos. Avaliação inclusiva/adequações ao processo de ensino e de aprendizagem e instrumentos de avaliação, de forma mais diversificada e adequada às necessidades individuais)
     Permitir uma rápida difusão de informação, que pode mesmo ser em tempo real, o que tem um impacto muito importante no processo de aprendizagem dos alunos, facilitando a articulação entre docentes e discentes.
     Automatizar os processos avaliativos.
     Possibilitar a realização das avaliações de forma remota (em situações atípicas) permitindo a continuidade das atividades.
    Constrangimentos:
    • Dificuldades de acesso à rede; necessidade de mais recursos tecnológicos em quantidade e qualidade;
    • Saber escolher e adequar as ferramentas digitais mais apropriadas ao processo de avaliação pedagógica;
    • Falta de repositórios digitais diversificados e inclusivos, o que ajudaria na diminuição do tempo necessário, por parte do professor, para a construção dos instrumentos;
    • Falta de personalização e humanização (O feedback através do digital deve ser sempre complementado, na medida do possível, com um feedback mais “convencional”… juntar a avaliação digital à convencional - complementando-se).
    • Possibilidade de fraudes ou plágio;
    • Questões de privacidade e segurança dos dados pessoais dos alunos, exigindo rigor na proteção das informações.
    2. Avaliação das aprendizagens ou avaliação para as aprendizagens?
    A avaliação pedagógica, não pode deixar de parte a avaliação das aprendizagens, ou sumativa, ela tem o seu lugar no sentido em que contempla o que os alunos são efetivamente capazes de fazer, mas sempre sob o pressuposto que não deve ser a principal ou mais utilizada forma de avaliação, nem sequer a que maior peso deve ter na avaliação dos alunos.
    A maior ênfase deverá ser colocada na avaliação para as aprendizagens, ou avaliação formativa. O foco deve ser na avaliação para a aprendizagem, em vez da avaliação das aprendizagens, pois fomenta uma evolução qualitativa das próprias metodologias usadas pelos professores e, sobretudo, no processo de aprendizagem dos alunos.
    A avaliação para as aprendizagens é fundamental para a autorregulação das aprendizagens e para o desenvolvimento dos processos de metacognição em que o aluno toma/tem consciências das suas capacidades e em conjunto com o feedback dado pelo docente vai construindo as suas aprendizagens, desenvolvendo o espirito crítico, a autonomia, competências de pesquisa e de partilha.
    3. Identifique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade de feedback que permite distribuir.
    Classroom : Permite) comunicar/ dar feedback de qualidade, num curto espaço de tempo, com o grupo turma, ou individualmente, pois é possível alocar / disponibilizar uma diversidade de recursos digitais (links; vídeos; forms, Google docs … . Deixar mensagens, orientar trabalho e tarefas. Permite a construção de rubricas.

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  19. Sala 2: Aida Relvas, Bruno Mota, João Lourenço, Nélia Cabete

    Vantagens:

    Eficácia, eficiência e rapidez: A tecnologia digital permite automatizar muitos processos de avaliação, tornando a correção e a análise dos resultados mais eficaz, rápidas e eficientes.

    Acesso remoto: Com o uso de plataformas digitais, é possível realizar avaliações a partir de qualquer local com acesso à internet, o que proporciona maior flexibilidade tanto para os avaliadores como para os avaliados.

    Individualização: As ferramentas digitais podem ser adaptadas para fornecer feedback personalizado aos alunos, identificando áreas de melhoria específicas e oferecendo recursos educativos adequados.

    Armazenamento e análise de dados: Os dados gerados pelas avaliações digitais podem ser armazenados de forma organizada e analisados posteriormente para identificar tendências, padrões de desempenho e áreas de intervenção pedagógica.

    Acessibilidade: As tecnologias digitais podem ser adaptadas para atender às necessidades de alunos com diferentes tipos de deficiência, proporcionando uma experiência de avaliação mais inclusiva.

    Constrangimentos:

    Equidade: A disponibilidade de tecnologia e acesso à internet pode criar disparidades entre os alunos, favorecendo aqueles com recursos tecnológicos e prejudicando os que não têm acesso a essas ferramentas.

    Segurança: A segurança das avaliações digitais pode ser uma preocupação, com o risco de fraudes, plágio ou hacking.

    Despersonalização: O uso excessivo de tecnologia pode levar à despersonalização do processo de avaliação, diminuindo a interação entre alunos e professores e aprofundando a distância emocional.

    Resistência à mudança: Nem todos os professores e alunos estão familiarizados ou confortáveis com o uso de tecnologia em processos de avaliação, o que pode gerar resistência e dificultar a adoção dessas práticas.

    Avaliação das Aprendizagens:


    "Avaliação das Aprendizagens" refere-se ao processo de avaliar o desempenho dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos. Este tipo de avaliação geralmente ocorre no final de um período de ensino ou unidade de estudo e tem como objetivo determinar em que medida os alunos alcançaram os conhecimentos, habilidades e competências esperados. Geralmente, a avaliação é realizada por meio de testes, provas, trabalhos escritos, entre outros instrumentos, e os resultados são frequentemente expressos em notas ou conceitos.
    Em Portugal, a avaliação das aprendizagens é uma parte integrante do sistema educacional e é regulamentada pelo Ministério da Educação. Os resultados da avaliação são frequentemente utilizados para tomar decisões sobre a progressão dos alunos para os níveis educacionais subsequentes, como a promoção para o próximo ano letivo ou a obtenção de certificados de conclusão de estudos.

    Avaliação para as Aprendizagens:

    "Avaliação para as Aprendizagens" representa uma abordagem mais contemporânea e centrada no processo de ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva, a avaliação é vista como uma ferramenta para promover e melhorar a aprendizagem dos alunos, em vez de apenas medir o seu desempenho. O foco principal está em fornecer feedback oportuno e construtivo que ajude os alunos a entender os seus pontos fortes e fracos e a identificar áreas para melhoria.
    Em Portugal, a avaliação para as aprendizagens é incentivada como uma prática pedagógica que promove a reflexão, a autoavaliação e o desenvolvimento contínuo dos alunos. Os professores são encorajados a utilizar uma variedade de estratégias avaliativas, como avaliações formativas, projetos de grupo, portefólios de aprendizagem, entre outros, para envolver os alunos ativamente no processo de avaliação e promover uma cultura de aprendizagem colaborativa e autónoma.

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  20. Facilidade de Uso: O Google Forms é intuitivo e fácil de usar, até mesmo para pessoas que não têm muita experiência com tecnologia.
    É especialmente útil para os alunos, pois não requerem um alto nível de habilidade técnica para criar ou responder a formulários.

    Acessibilidade:,
    O Forms é facilmente acessível através de qualquer dispositivo com conexão à internet.
    Isso significa que
    podem criar ou responder a formulários tanto em computadores como em dispositivos móveis, garantindo uma ampla acessibilidade.

    Colaboração em Tempo Real: Uma grande vantagem do Google Forms é a capacidade de colaboração em tempo real.
    Os utilizadores podem trabalhar em conjunto na criação e edição de formulários, o que promove o trabalho colaborativo entre professores.
    o que é particularmente útil para projetos em equipe ou para professores que desejam criar questionários para os seus alunos.
    Integração com outras Ferramentas Google: O Google Forms integra-se perfeitamente com outras ferramentas do Google, como o Google Sheets (Planilhas) e o Google Drive, facilitando a organização e a gestão das respostas


    Personalização: Os formulários podem ser adaptados às necessidades dos alunos, podem escolher entre diferentes tipos de perguntas, adicionar imagens e até mesmo personalizar o design do formulário para que se adapte ao seu estilo.

    Gratuito:. Isso permite que escolas utilizem o Google Forms sem nenhum

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