Atividade de dias/semanas digitais (Monitorização) (Act. 2)

 Monitorização do dia/semana digital nos agrupamentos

Uma das atividades que as escolas realizam para promover a transição digital ao nível das práticas pedagógicas é a instituição de um dia digital ou mesmo uma semana digital para todas as turmas, com o objetivo específico de familiarizar todos os alunos, de todas as turmas, com a utilização dos kits digitais. Estes dias/semanas digitais devem contemplar, preferencialmente, a utilização de recursos educativos digitais. Também para alguns professores trata-se de uma oportunidade, um pequeno "empurrão" para a utilização intencional de RED na prática letiva e a divulgação de boas práticas com recurso aos RED.

 

Após este momento e outros, compete à equipa de autoavaliação definir um modelo de trabalho que verifique o desenvolvimento da atividade de transição digital, através da monitorização periódica dos indicadores e do grau de consecução das metas definidas, pelo PADDE. Obviamente, essa informação permitirá aos órgãos de gestão tomar decisões fundamentadas e garantirá a transparência sobre os processos de transição em desenvolvimento, proporcionando uma reflexão sobre esses mesmos processos, de modo a alertar os agentes da comunidade educativa para a relevância das suas ações na implementação do PADDE.



 

O desafio que se propõe é, mais uma vez, colocando-se no papel dos elementos da equipa de autoavaliação definir um modelo de trabalho, que permita a monitorização da realização dos dias/semanas digitais. O que foi positivo, o que correu menos bem, quais os constrangimentos observados, o que deveriamos ter mudado; etc.

(Descreva o processo nos comentários, não se esquecendo de sinalizar as áreas de interesse na monitorização, como por exemplo, qualidade da rede, n.º de kits tecnologicos danificados, etc.. Também nos comentários coloque um link à(s) ferramenta(s) digital(is) utilizada(s) no processo de monitorização.)

21 comentários:

  1. https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=BtFPSocj40OKHdkOq488aNSsCW4ZL5xJp2DNswUuHGVUMjhFN0lMV0VOU01UQzQ5M1dLOFlFUldOUy4u

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  2. https://padlet.com/mcthomaz_formacao/compet-ncia-digital-de-docentes-e1qd3o5c933r8hh4/wish/2582592010

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  3. Tarefa 2 ---» https://forms.gle/YusF2KWp2vQ1YPqs5

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  4. Justificação da Metodologia Adotada:

    A monitorização da pertinência do vídeo de divulgação apresentado foi efetuada com recurso à metodologia de inquérito, construída através do software surveymonkey. Trata-se de uma ferramenta extremamente pertinente para a construção de inquéritos, intuitiva e interativa, que inclui diferentes ferramentas de análise de dados e que permite a recolha de um volume alargado de informação.
    No entanto para explorarmos o potencial criativo temos de utilizar versões pagas. Recorremos à versão gratuita que apresenta o incoveniente de permitir apenas a aplicação de 10 questões.
    Tendo em conta o público alvo do vídeo de divulgação da nossa Escola, alunos, encarregados de educação e professores, construímos três inquéritos que permitem avaliar o grau de eficácia da mensagem transmitida e a perceção sobre a qualidade do ensino e a cultura de escola.
    Na construção do inquérito do inquérito utilizámos uma escala de classificação simples, com três parâmetros, respetivamente Concordo plenamente, Concordo e Discordo que consideramos adequada à faixa etária dos alunos (2º e 3 ciclos) e ao grau de escolaridade dos respetivos Encarregados de Educação.
    A nossa opção metodológica permite um fácil e rápido preenchimento e a obtenção de dados objetivos. Destacamos que a aplicabilidade cobre a totalidade do universo em análise de modo a potenciarmos uma boa representatividade.
    O inquérito deverá ser divulgado via e-mail, dirigido aos três grupos de intervenientes, que terão acesso ao link de preenchimento.

    Trabalho realizado pelas formandas:
    Fátima Franco
    Paula Mateus Miranda

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  5. Formanda: Helena Bolinhas

    Tarefa 2
    Público Alvo do Inquérito: Alunos do Secundário

    Objetivos: -Monitorizar a utilização dos Kits Digitais
    - Conhecer o contexto de utilização dos Kits Digitais dentro e fora da Escola
    - Identificar barreiras à utilização dos Kits Digitais

    Processo:
    - Aplicação dos inquéritos a todas as turmas com recurso à intervenção dos Diretores de Turma
    - Tratamento dos inquéritos
    - Apresentação dos resultados em Conselho Pedagógico e posterior envio aos Departamentos para análise e apresentação de sugestões de melhoria de práticas
    - Análise das sugestões de melhoria em Conselho Pedagógico
    - Aprovação e aplicação das sugestões de melhoria

    Foi escolhida para realização desta tarefa a ferramenta Google Forms, dado que permite várias modalidades de respostas (resposta aberta, escolha múltipla, caixa de verificação, etc.) num só formulário e, no caso das questões fechadas o tratamento automático, poupando tempo e facilitando a análise dos resultados.

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  6. Grupo: Susana Santos, Luís Salvador eConsolação Alagôa11 de maio de 2023 às 19:20

    A nossa monitorização do Parlamento dos Jovens é realizada durante o processo, ou seja a atividade é apresentada à Comunidade numa data definida pela Comissão Eleitoral, que é constituída pelos Professores de Filosofia e por pelo menos 3 Alunos, que irão estar sempre presentes, durante o processo nesta Comissão. Tendo em conta as diferentes fases do processo a monitorização é realizada no fim de cada uma delas, nomeadamente:
    1ª Fase - Apresentação à Comunidade - Inclui o Debate com um Deputado da Assembleia da República, que não é escolhido pela escola, mas sim pelos responsáveis nacionais do Projeto;
    2ª Fase - Formação de Listas, Campanha Eleitoral e Eleições;
    3ª Fase - Sessão Escolar - Apresentam-se os Deputados Eleitos e escolhem-se as Medidas, que depois serão apresentadas na Sessão Regional/Distrital;
    Este Processo na Escola, culmina com o Discurso dos Alunos, que são convidados para a Sessão Comemorativa do 25 de Abril de 1974, da Assembleia Municipal da Moita, que foi o que aconteceu, também este ano letivo.

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  7. Ana Paula Contreiras11 de maio de 2023 às 20:01

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSewrZcLlaayFs3wUX3CvDMzX-qBwjDKhZ5uk1Fkm2Bo5q1fsw/viewform?usp=sf_link

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  8. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSewrZcLlaayFs3wUX3CvDMzX-qBwjDKhZ5uk1Fkm2Bo5q1fsw/viewform?usp=sf_link

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  9. Tarefa 2
    Foram criados 3 questionários, com recurso à ferramenta Google Forms, para aplicar aos diferentes intervenientes da Semana Digital, nomeadamente os alunos, os docentes e os encarregados de educação. A aplicação dos questionários tem como objetivo avaliar a Semana

    Digital/o Dia Digital e identificar pontos fortes e pontos fracos de forma promover a melhoria desta prática, no que diz respeito:
    à participação, interesse, motivação e contributo para a aprendizagem e assim
    o grau de concretização das atividades com recurso ao digital
    dificuldades encontradas e a adesão dos alunos/Encarregados de Educação a trazerem os kits digitais para a sala de aula.
    Após a aplicação e análise dos questionários, os resultados deverão ser apresentados em Conselho Pedagógico e seguidamente nos Departamentos Disciplinares, assim como no Conselho Geral, uma vez que estão representados todos os intervenientes. Idealmente os resultados devem ser discutidos ao nível dos departamentos, mas também seria interessante fazê-lo com os EE (em reunião) e os alunos para que pudessem ser apresentadas sugestões de melhoria para ultrapassar os constrangimentos identificados.
    Andreia Sampaio, Rosalinda Serra, Sérgio Duarte

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  10. Consolação Alagôa18 de maio de 2023 às 15:22

    A Monitorização do Projeto do Parlamento dos Jovens é realizada durante as diferentes Etapas do Projeto, pela Comissão Eleitoral e dada a conhecer à Comunidade Educativa, são elas - 1ª Etapa - Debate com o Deputado da Assembleia da República (solicitado pela escola tendo em conta o Tema anual tratado); 2ª Etapa - Eleições;3ª Etapa - Sessão Escolar (com a Tomada de posse dos Deputados e a escolha das Medidas e dos deputados para a Sessão Regional/Distrital); 4ª Etapa - Discurso dos Alunos nas Comemorações do 25 de Abril, pela Assembleia Municipal da Moita, no dia 25 de Abril.

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  11. Tarefa 2 - em https://padlet.com/mcthomaz_formacao/compet-ncia-digital-de-docentes-12npcvtezofqkiwu

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  12. Foi criado um formulário do Google com um questionário para avaliação de cada atividade desenvolvida, ao mesmo tempo que se avalia também a relevância das ferramentas utilizadas. É um questionário simples a que se responde rapidamente, mas que dá informações relevantes sobre as atividades que se vão realizando, e com que ferramentas e ainda se estão a ser bem sucedidas e aceites. Nada de complicado, nem recorrendo a muitos recursos, apenas o professor a encontrar meios adequados para com os seus alunos realizar um melhor trabalho.

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  13. O PADDE do Agrupamento de Escolas de Santo André contempla um Dia D (do Digital na aprendizagem , interDisciplinaridade dos DAC, da CiDadania e Desenvolvimento). Pretende-se que seja um dia Dinâmico e Diferente, em que os alunos sejam os dinamizadores/orientadores das atividades apresentadas à comunidade escolar. Assim, no Dia 26 de abril não houve aula e cada escola do agrupamento preparou um programa de atividades variado, que foi previamente divulgado. No final, como forma de monitorização, os alunos e os docentes foram convidados a avaliar o Dia, através de um questionário Forms.
    Alunos
    https://forms.office.com/e/3i3wVsTcPf
    Professores
    https://forms.office.com/e/fxxpEhpjyS
    Ambos os questionários contemplam a identificação da turma e do ano, a seleção de 2 atividades preferidas, uma escala de resposta psicométrica (Lickert) para o grau de satisfação no geral e uma resposta aberta para sugestão de melhoria, no ano letivo seguinte.
    No 1º ciclo houve apresentação de atividades de programação e robótica às famílias e como não se inquiriram os pais/EE e familiares, pretende-se criar um questionário também para este grupo.
    Elisabete Jesus, Fátima Correia e Vítor Oliveira

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  14. Formando: Miguel Gaspar.

    Tarefa: "Avaliação/Monitorização do Dia/Semana Digital na minha Escola"

    Objetivos:
    - monitorizar a implementação do Dia/Semana digital na Escola;
    - promover o uso do “kit digital”, identificando obstáculos e/ou “propulsores” à sua implementação;
    - mudar práticas letivas/pedagógicas, em prol duma melhoria das aprendizagens.

    Público-alvo: Professores e alunos

    Recurso/Ferramenta digital: Google Forms

    Produto: Formulários (um para professores, outro para alunos)

    Implementação:
    - os formulários são disponibilizados – via e-mail ou na Classroom - a alunos e a professores, os quais, por cada atividade digital realizada, procedem ao seu preenchimento;
    - os resultados obtidos são recompilados e analisados, obtendo-se um panorama geral;
    - ditos resultados são, seguidamente, analisados e discutidos (em reuniões departamentais), apresentando-se sugestões de melhoria

    Avaliação: esta monitorização deveria realizar-se periodicamente (por trimestre/semestre, conforme funcionamento da Escola), permitindo obter algumas conclusões e, logicamente, traçar (novas) linhas de atuação.

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  15. Tarefa: "Avaliação/Monitorização do Dia/Semana Digital na minha Escola"
    A monitorização da utilização do Kit Digital foi efetuado com recurso à metodologia de inquérito, construída no google forms, que tem a vantagem de incluir ferramentas de análise de dados, facilitadoras do trabalho de sistematização de dados.
    O inquérito, divulgado através do link partilhado via e-mail institucional, deverá ser dirigido a alunos e a docentes de modo a supervisionar a percepção sobre a utilização do Kit Digital por parte dos dois principais intervenientes no processo de ensino aprendizagem.

    Formandas: Fátima Franco e Paula Mateus Miranda
    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfzLPL-D-xjqhvYRlobTzH_Ps1oRxFdQSvpbqGC2qfGf1Sz5g/viewform?usp=sf_link
    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfzLPL-D-xjqhvYRlobTzH_Ps1oRxFdQSvpbqGC2qfGf1Sz5g/viewform?usp=sf_link

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  16. A ferramenta a utilizar para avaliação será um questionário online.
    Questionados: alunos e professores
    Áreas Temáticas: parte material e parte pedagógica
    Parte material: Kit digital; pontos de energia e rede
    Parte pedagógica: Impacto do desenvolvimento das aprendizagens e na motivação dos alunos; aluno utilizador da ferramenta digital versus aluno utilizador criador; grau de envolvimento do aluno e do professor; tipo de tecnologia digital utilizada; Avaliação do impacto da atividade; Feedback ao aluno

    Grupo: Bruno, Francisca, Sandra, Nélia, Isabel
    Grupo:

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  17. Grupo 3 - Rosa Carvalho; Susana Silva; Jorge Revez; Marisa Banza Mª José Moutinho
    Áreas temáticas escolhidas pelo grupo: Infraestruturas e equipamentos; Plataforma; Apoio técnico e formação dos docentes.
    Escolhemos estas áreas por serem as que têm mais constrangimentos, nomeadamente a falta de condições das salas de aula que não permitem, a utilização em simultâneo dos Kits digitais, tal como o carregamento dos equipamentos, a dificuldade em circular pela sala por parte dos docentes, que limita o acompanhamento próximo do aluno;
    Falta de formação por parte dos alunos e professores para uso adequado dos kits, e de demais plataformas e ferramentas;
    Ausência de apoio técnico em tempo útil e disponibilidade de um técnico para dar apoio aos docentes.

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  18. Tarefa 2
    Objetivo:
    Aferir os aspetos fundamentais da monitorização:
    - quantidade e qualidade das infraestruturas e dos recursos;
    - identificar os constrangimentos inerentes (literacia digital) à utilização do kit digital e aos recursos existentes,
    - manutenção e conservação dos equipamentos;
    - adequação das ferramentas digitais aos contextos e aos conteúdos;
    - existência de trabalho colaborativo;
    - melhorar as práticas letivas...
    Formandos:
    Aida Relvas;
    Ana Mascarenhas;
    Diana Pólvora;
    Dulce Marques;
    Luís Valbom.
    Ana Mascarenhas

    Público-alvo: professores e alunos

    Recurso / ferramenta digital: questionário (Google forms)

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  19. FERRAMENTA - GOOGLE FORMS

    - Intuitiva

    - Facilitadora

    - Tratamento de Dados mais fácil

    - Permite abranger mais áreas necessárias para a monitorização

    - Permite ter uma amostra muito alargada



    SEMANA/DIA DIGITAL DA ESCOLA

    - Áreas a monitorizar



    1 - Importância das semanas digitais na aquisição de conhecimentos (escala)



    2 - Infraestruturas e equipamentos Alunos (kit's digitais; qualidade da rede de internet; equipamentos necessários)

    Infraestruturas e equipamentos Professores (salas adequadas e equipadas para trabalhar de forma digital; qualidade da rede de internet; recursos suficientes para o número de alunos em cada turma)

    Infraestruturas e equipamentos Encarregados de Educação (autorização para os educandos levarem o kit digital para a escola)



    3 - Prática pedagógica

    - tipo de modelos utilizados (só digital / híbrido)

    - tipo de ferramentas utilizadas



    4 - Constragimentos

    - qualidade da rede de internet

    - baterias dos computadores

    - ter hotspot

    João Lourenço
    Para
    Todos
    20:20
    JL
    FERRAMENTA - GOOGLE FORMS

    - Intuitiva

    - Facilitadora

    - Tratamento de Dados mais fácil

    - Permite abranger mais áreas necessárias para a monitorização

    - Permite ter uma amostra muito alargada



    SEMANA/DIA DIGITAL DA ESCOLA

    - Áreas a monitorizar



    1 - Importância das semanas digitais na aquisição de conhecimentos (escala)



    2 - Infraestruturas e equipamentos Alunos (kit's digitais; qualidade da rede de internet; equipamentos necessários)

    Infraestruturas e equipamentos Professores (salas adequadas e equipadas para trabalhar de forma digital; qualidade da rede de internet; recursos suficientes para o número de alunos em cada turma)

    Infraestruturas e equipamentos Encarregados de Educação (autorização para os educandos levarem o kit digital para a escola)



    3 - Prática pedagógica

    - tipo de modelos utilizados (só digital / híbrido)

    - tipo de ferramentas utilizadas



    4 - Constragimentos

    - qualidade da rede de internet

    - baterias dos computadores

    - ter hotspot

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  20. Colocando-me no papel de um elemento da equipa de autoavaliação, tendo como objetivo a definição de um modelo de trabalho que permita a monitorização da realização dos dias/semanas digitais, sugeria a análise dos resultados dos anos anteriores e a metodologia SMART, metodologia esta que permite criar objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos definidos, assim como, permite que a equipa possa orientar as suas atividades de forma mais eficaz e acompanhar o seu progresso de maneira tangível.
    Exemplo, utilizando a metodologia SMART:
    - Aumentar o envolvimento dos participantes nas atividades digitais em 20% até o final do próximo trimestre.
    • Específico: Concentrámo-nos no aumento do envolvimento dos participantes.
    • Mensurável: O envolvimento pode ser medido por métricas como taxa de participação, interações nas plataformas digitais e feedback dos participantes.
    • Alcançável: Um aumento de 20% no envolvimento é considerado um objetivo desafiador, mas realista, com a implementação de estratégias adequadas.
    • Relevante: Um maior envolvimento dos participantes pode levar a uma experiência mais positiva e impactar positivamente os resultados das atividades digitais.
    • Prazo Definido: Até o final do próximo trimestre.
    As ferramentas digitais necessárias e úteis para facilitar o processo de autoavaliação e a monitorização da atividade dias/semanas digitais a usar podiam ser:
    - O Google Forms - para criar questionários de feedback para todos os participantes permitindo recolher dados de forma estruturada e analisar as respostas posteriormente.
    - O Google Sheets - para analisar os dados recolhidos durante o processo de autoavaliação, identificar tendências e extrair insights que possam orientar as melhorias.
    - O Padlet - para recolher informações mais específicas e do conhecimento comum sobre "O que funcionou bem", "Desafios enfrentados" e "Ideias de melhoria".

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    1. No comentário anterior, não me identifiquei, aqui fica o meu registo: Felicidade Mestre.

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