Metodologias e Estratégias de Aprendizagem Ativas (Act. 3)

 

As chamadas abordagens pedagógicas inovadoras são as abordagens pedagógicas centradas no aluno. Este passa a ser o principal responsável pela sua aprendizagem, atuando ativa e criticamente e o professor atua como um mediador, responsável por orientar os alunos e promover o seu envolvimento.

As metodologias ativas de aprendizagem são uma abordagem que envolvem ativamente os alunos com os conteúdos pedagógicos por meio de atividades de discussão, resolução de problemas, realização de projetos, estudos de caso, dramatizações, e outros métodos e têm um impacto significativo na aquisição de conhecimentos.

Diversas pesquisas referem que o nível de envolvimento dos alunos e o seu desempenho académico aumentam significativamente quando a tecnologia está presente na sala de aula.


 

O desafio que se propõe é, numa hipotética planificação de uma atividade, fazendo recurso das metodologias ativas de aprendizagem, discuta as potencialidades e possíveis constrangimentos na utilização de determinadas ferramentas digitais. Deve fazer referência ao tipo de metodologia e à(s) ferramentas digitais (porquê essas).


8 comentários:

  1. Método utilizado - Aula invertida; trabalho de grupo.
    Os alunos seguindo um guião criado pelo professor , criam um padlet sobre o tema escolhido, criam recursos digitais (videos e formulário) . Criam com o professor rubricas de avaliação dos trabalho apresentados. Com base nas respostas ao formulário criado pelos alunos planeiam uma aula e aplicam exercicios para reforçar os conhecimentos dos restantes colegas/grupos. No final é organizado um torneio desportivo sobre o tema onde os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos.
    Mais valias para os alunos passam por conhecimento aprofundado sobre os temas que trabalham, aquisição de competencias ao nivel de demonstração, digitais, exposição.
    Como constrangimentos identificados, a falta de interesse de alguns alunos, o não cumprimento dos prazos estipulados, dificuldades na organização e exposição dos temas.
    https://padlet.com/mcthomaz_formacao/compet-ncia-digital-de-docentes-e1qd3o5c933r8hh4/wish/2598543290



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  2. 3ª Atividade: Metodologias ativas de aprendizagem
    Disciplina: Português
    Conteúdo Curricular: Unidade 4 - "Os Maias", de Eça de Queirós
    Tempo: 4 estações x 25 minutos = 100 minutos (dois tempos)
    Metodologia: Rotação por estações de aprendizagem
    Aviso prévio aos alunos para trazerem o Kit digital para a aula e lerem os excertos da obra distribuídos atempadamente.
    Instalar 4 estações: análise de vários episódios da Crónica de costumes/Crítica social à aristocracia lisboeta da época da Regeneração
    1ª estação: episódio do jantar no hotel Central - tarefas: releitura do excerto e criação de um mapa conceptual (por ex.: popplet) com lista das personagens referidas, respetiva caracterização e a crítica social;
    2ª estação: episódio da corrida de cavalos - tarefas: releitura do excerto e criação de um jogo (por ex.: kahoot ou quizizz) com 7 ou 8 questões acerca das personagens e dos comportamentos criticados, da perspetiva do narrador;
    3ª estação: episódio do jantar em casa dos Gouvarinho - tarefas: releitura do excerto e criação de uma apresentação (por ex.: genially) com análise das personagens referidas e dos comportamentos criticados, da perspetiva do narrador;
    4ª estação: episódio dos jornais “Corneta do Diabo” e “A Tarde” - tarefas: releitura do excerto e criação de uma infografia (por ex.: canva) com análise das personagens referidas e dos comportamentos criticados, da perspetiva do narrador.

    Potencialidades: o trabalho de grupo favorece a formação de alunos com espírito crítico, consciente, autónomo, criativo, capaz de tomar decisões, resolver problemas, lidar com o imprevisto, comunicar, colaborar e cooperar. Sendo o perfil do aluno do séc. XXI de um nativo digital, esta tarefa também desenvolve a capacitação digital dos aprendentes, uma vez que aproveita as tecnologias da educação para construir um ambiente de ensino que desperte interesse nos alunos, não descurando as competências socioemocionais (soft skills) tão necessárias atualmente. Deste modo, o professor faz da sala de aula um espaço seguro de troca de conhecimento, adotando um papel de intermediário entre as informações e os discentes.
    Constrangimentos: o tempo, pois os alunos podem demorar mais do que o previsto (estar em cada estação 25 minutos).
    Formandas: Elisabete Jesus e Fátima Correia

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  3. Métodos utilizados: visita de estudo ao Oceanário; sala de aula invertida; trabalhos em grupo, Kahoot.
    Ano de escolaridade: 11º ano
    Disciplinas participantes: Português; Biologia e Geologia
    Aplicação: Os alunos fizeram uma visita de estudo ao Oceanário de Lisboa, acompanhados pelos docentes de Português (Nídia Carolino) e de Biologia e Geologia (Vítor Oliveira), onde abordaram temas de ecologia marinha e do "Sermão de Santo António aos Peixes", do Padre António Vieira.
    De seguida os alunos, organizados em grupos de trabalho, elaboram Kahoots com questões relacionadas com os temas de cada uma das disciplinas.
    Em aula, organizou-se um campeonato onde os vários grupos de alunos responderam a todos os Kahoots, de modo a verificar os conhecimentos adquiridos sobre os temas.

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  4. Grupo 3: Ana Mascarenhas; Clara Bernardino; Isabel Gomes; Maria Francisca; Rosa Carvalho

    Metodologia: Trabalho de grupo (híbrido); Interdisciplinar: Português, Geografia, F.Q. Espanhol
    Atividade Interdisciplinar: Análise dos episódios do "Adamastor" e da "Tempestade e Chegada à Índia"- Português (ponto de partida)
    Geografia: Catástrofes
    F.Q.: Forças e fluídos
    Espanhol: Profissões ligadas à prevenção e ao socorro de catástrofes
    Ferramentas digitais:
    Padlet (monitorizar a atividade, quer pelos discentes quer pelo docente)
    Googleforms (auto e heteroavaliação)
    Potencialidades: trabalho colaborativo; cooperação interpares; construção de saberes; partilha de ideias; fomentação da criatividade e da autonomia; processo de aprendizagem centrado no aluno;
    Constrangimentos: horários dos docentes, dificuldades em se encontrarem, em reunir, mesmo que virtualmente; o trabalho de grupo híbrido coloca constrangimentos ao nível da execução, da autonomia, da gestão do tempo; ausência de recursos, meios...
    Escolha das ferramentas digitais: Padlet é uma ferramenta acessível e de fácil manuseamento, em que docentes e discentes estão à vontade; permite a partilha de ideias; permite a monitorização quer de docentes e de discentes do trabalho que se vai efetuando;
    Googleforms: esta ferramenta permite a auto e a hetero avaliação de uma forma rápida e imediata e também é acessível.

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  5. Grupo:
    Maria José Moutinho
    Irina Martins
    Felicidade Mestre
    João Lourenço

    Tema: Saída de campo ao Rio “Rio é Vida”

    - Articulação interdisciplinar:
    Todas as disciplinas
    - Conteúdo curricular:
    Educação Ambiental
    - Intervenientes:
    Alunos de todos os ciclos
    - Metodologias ativas:
    Trabalho de Projeto e trabalho em grupo
    - Ferramentas a usar:
    Classroom; google forms, google slides, IORienteering, Kahoot
    - Operacionalização
    Através de uma notícia sobre o Rio Tejo, os alunos irão colocar questões.
    Elaboração de um guião de orientação para o trabalho a desenvolver.
    Construção de um portefólio em grupo.
    Apresentação do portefólio e criação de um Kahoot
    - Potencialidades:
    Desenvolvimento das competências digitais
    Os alunos tem fácil acesso, intuitivas e de fácil partilha.
    Promoção da autonomia e espírito crítico.
    - Constrangimentos:
    Internet, telemóveis e/ou Kits obsoletos ou ausência dos mesmos, dificuldades no uso das ferramentas. Dificuldades na organização e na autonomia.

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  6. Dina Pólvora, Nélia Cabete, Bruno Mota, Anabela Santos29 de abril de 2024 às 20:46

    Planificação de atividade na disciplina de História do 8.º ano, envolvendo metodologias ativas de aprendizagem para explorar o conteúdo: A expansão portuguesa no século XVI – Os descobrimentos marítimos.
    Título da atividade: Portugueses no Mundo no século XVI – Que desafios enfrentaram os nossos navegadores?
    Metodologias ativas utilizadas: Aprendizagem baseada no trabalho de grupo, na resolução de problemas
    Justificação: Aprendizagem colaborativa
    Melhora a atenção, o envolvimento e a aquisição de conhecimentos pelos alunos

    Trabalho de pesquisa feito pelos alunos
    A turma é dividida em pequenos grupos e é atribuído a cada grupo um navegador português (ex. Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães). Cada grupo pesquisa e prepara uma apresentação sobre o navegador designado, incluindo a sua biografia, as suas explorações, rotas de navegação, desafios enfrentados durante as viagens e contributos para a expansão portuguesa.


    Recursos necessários: Ferramentas de pesquisa: Fontes históricas digitais (mapas, documentos, imagens)
    Ferramentas de apresentação: PowerPoint, partilhado com o professor durante o
    processo de execução;
    Padlet, de modo a permitir a organização visual e a
    apresentação de todos os trabalhos.



    Potencialidades na utilização das ferramentas digitais:

    Proporcionam o acesso rápido a recursos educacionais e fontes de pesquisa, permitindo aos alunos explorarem temas de forma mais abrangente e aprofundada.
    Facilitam a comunicação entre alunos e professores e o envolvimento nos trabalhos de grupo, dentro e fora da sala de aula.
    Oferecem recursos que permitem aos alunos expressar a sua criatividade, como a criação de vídeos, animações, apresentações visuais.
    Permitem a realização de atividades mais práticas, centradas na aprendizagem ativa e no trabalho colaborativo entre os alunos, estimulando a sua autonomia e responsabilidade.
    Permitem adaptar o ensino de acordo com as necessidades individuais dos alunos, permitindo que cada um avance ao seu próprio ritmo (educaçao inclusiva).
    Capacitam os alunos a utilizarem tecnologia de ensino, proporcionando-lhes um ambiente de ensino que lhes desperte o interesse.

    Constrangimentos na utilização das ferramentas digitais:
    Dificuldade, por parte de alguns alunos, em organizar o seu tempo de forma eficaz, especialmente quando se trata de projetos digitais que exigem pesquisa e produção de conteúdo.
    Dificuldades em manter os materiais e recursos digitais organizados, pode interferir no progresso do trabalho dos alunos.
    Problemas técnicos, como falhas no computador, problemas de conetividade à internet ou dificuldades com o software utilizado, podem atrasar a realização dos trabalhos digitais e dificultar o cumprimento dos prazos exigidos.
    A utilização excessiva de ferramentas digitais pode comprometer a capacidade de domínio da motricidade fina, essencial para o desenvolvimento da escrita.


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  7. Grupo sala 2: Susana Silva; Luís Valbom; Jorge Revez; Isabel Santos; Rosa Martins
    Metodologia: Aprendizagem Baseada em Trabalho de Projeto
    Potencialidades / objetivos:
    Estimular o pensamento critico dos alunos;
    Desenvolver a autonomia e capacidade de pesquisa;
    Papel ativo do aluno na aquisição de competências.
    Trabalho em grupo (trabalho colaborativo)
    Organização:
    1ª fase - definição do tema de trabalho; regras; avaliação (auto; hetero) avaliação interpares;
    2ªfase - motor de busca e inteligência artificial (momento para pesquisa) - ex. Google; Gemini; Copilot. - trabalho em casa (preparação de trabalho para aula)
    3ª fase - sistema colaborativo, momento em sala de aula trabalho em grupo (utilizando o Docs; Canva; Genial.ly);
    4ª fase - aplicação e consolidação das aprendizagens, tendo em consideração o grupo de turma versus autonomia dinamizar em sala de aula (pelo professor ou pelos alunos) Ex. Kahoot; Wordwall; jogos didáticos em plataforma online.
    Constrangimentos:
    - Equipamento e conetividade;
    - Tempos letivos em função das disciplinas;
    - Tempo disponível dos alunos;
    - Ambiente familiar.

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  8. Projeto: O Cavaleiro da Dinamarca - O contexto e a obra
    Disciplinas envolvidas: Português, EF, FQ, MAT, CN e História
    Ferramentas: Mapas digitais (Orientação), Padlet (Roteiros), Skymap ( Astronomia), Visitas virtuais e GoogleEarth (contextualização Histórica)
    Produtos finais: Video; Site; Jogo ou Podcast...
    Avaliação: do processo e do produto, com rúbricas
    Auto- e heteroavaliação : Googledocs ou/e GoogleForms
    Potencialidades: Maior motivação/envolvimento dos alunos; desenvolvimento de competências (Criativade, autonomia, espírito crítico, trabalho colaborativo) e interdisciplinaridade.
    Constrangimentos: Formação e gestão de grupos de trabalho; problemas de rede, Computadores obsoletos/desadequados
    Grupo 1: Sandra Faustino; Dulce Marques; Isabel Tomás; Aida Relvas; Marisa Banza
    Heteroavali
    Potencialidades:

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