A Inteligência Artificial (IA) generativa (Act. 6)


 MC: O que é a Inteligência Artificial (IA) generativa

 

ChatGPT

A Inteligência Artificial (IA) generativa refere-se a uma abordagem em IA que visa criar sistemas capazes de gerar conteúdo novo e original, como imagens, texto, música e até mesmo vídeos. Esses sistemas utilizam algoritmos e modelos de aprendizado de máquina para aprender a partir de grandes conjuntos de dados existentes e, em seguida, gerar novos exemplos que se assemelham ao estilo ou padrões encontrados nos dados de treinamento.

A IA generativa tem sido aplicada em várias áreas, incluindo arte, design, música, escrita criativa e muito mais. Por exemplo, existem modelos de IA generativos capazes de criar pinturas, composições musicais e até mesmo roteiros de filmes. Esses sistemas são treinados em dados de referência, como obras de arte famosas, músicas populares ou roteiros de filmes conhecidos, e, em seguida, usam esse conhecimento para criar algo novo, mas dentro do estilo ou padrão aprendido.

Um exemplo notável de IA generativa é o GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer 3), um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI. Ele é capaz de gerar texto coerente e convincente em uma variedade de tópicos, e tem sido utilizado em aplicações como assistentes virtuais, criação de conteúdo automatizado e muito mais.

Embora a IA generativa tenha demonstrado resultados impressionantes, é importante ressaltar que esses sistemas ainda estão em constante evolução e têm limitações. Nem sempre eles conseguem produzir conteúdo totalmente original ou entender o contexto de maneira profunda. No entanto, com o avanço contínuo da pesquisa em IA, espera-se que esses sistemas se tornem cada vez mais sofisticados e capazes no futuro.

* Questão colocada a https://chat.openai.com/






UE e EUA unem-se para lançar código de conduta contra os riscos da Inteligência Artificial




Por Francisco Laranjeira 17:03, 31 Mai 2023

A Inteligência Artificial (IA) generativa, como o ChatGPT, abriu um cenário desafiador para a União Europeia, que lançou esta quarta-feira um projeto de um código de conduta voluntário que visa enfrentar os riscos envolvidos nesta tecnologia.

 

“A IA muda as regras do jogo”, afirmou a vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, esta quarta-feira: a responsável dinamarquesa anunciou que nas próximas semanas será apresentado um esboço de um código de conduta de Inteligência Artificial, que terá como referência a indústria e outras vozes independentes.

A União Europeia e os Estados Unidos acordaram, no Conselho de Comércio e Tecnologia (TTC), que decorreu na cidade sueca de Lulea, na necessidade de promover este tipo de regras ou boas práticas para desenvolver novos parâmetros para a IA – um código de conduta que será aberto a parceiros como Reino Unido, Canadá, Índia ou Japão.

Cada país tem diferentes processos legislativos, por isso levaria no mínimo três anos para entrar em vigor uma lei, explicou Vestager. “Estamos a falar de uma aceleração tecnológica incrível, por isso é importante que os cidadãos vejam o que as democracias podem oferecer”, insistiu.

“Partilhamos a convicção de que o TTC tem um papel importante a desempenhar para ajudar a estabelecer códigos de conduta voluntários, que serão abertos a todos os países com ideias semelhantes. Especialmente porque há uma lacuna, quando surgem novas tecnologias, entre o momento em que essas tecnologias surgem e têm impacto nas pessoas e no tempo que os Governos levam para legislar ou regular”, sublinhou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.


retirado de sapo.pt em 31/05/2023



Discuta com os seus colegas em pequenos grupos e apresentem (sob a forma de uma apresentação digital):

1.Quais vão ser os impactos da Inteligência Artificial na educação?

2. Será que o trabalho do professor estará ameaçado?

3. De que forma poderá a IA ser potencializada na educação. Apresente algumas sugestões.

4. Fazendo recurso ao ChatGPT (https://openai.com/chatgpt/) idealize uma pequena atividade pedagógica, sobre a utilização sustentada do recurso natural que é a àgua. (Vamos comparar os resultados entre os grupos)


16 comentários:

  1. 1. Quais vão ser os impactos da IA na educação?

    Serão profundos, como sempre que acontecem revoluções tecnológicas. Na linha do que vem acontecendo desde os primórdios da internet, ficará muito facilitada a pesquisa de informação, agora apresentada já em linguagem humana. É ao utilizador que cabe utilizar esse produto da IA como ponto de partida ou como ponto de chegada, o que faz toda a diferença em termos concetuais e intelectuais. Estas ferramentas cavarão ainda mais o fosso entre quem terá a capacidade de produzir novo conhecimento e quem absorverá acriticamente esses dados, sem desenvolver a capacidade de os analisar criticamente, confirmando ou infirmando os dados que lhe são fornecidos.
    A educação terá de se empenhar em apontar aos alunos o caminho da análise crítica, tal como já vem fazendo há muito, em contextos diferentes, mas igualmente difíceis e desafiadores.

    2. Será que o trabalho do professor estará ameaçado?

    O trabalho do professor, se for considerado estático, está permanente ameaçado; quer pela inteligência artificial, quer pela inteligência natural. O trabalho do professor, por refletir os avanços sociais e tecnológicos e por incluir o elemento humano que ainda falta aos constructos tecnológicos, não está ameaçado por ser imprescindível no processo ensino /aprendizagem. Algumas aprendizagens mais mecanicistas podem ser assumidas por contextos não humanos, mas essas não são educação, são treino para tarefas muito específicas, que se querem padronizadas. A educação das sociedades dos países democráticos tem objetivos e percursos absolutamente diferentes, que a IA não consegue reproduzir na sua infinita complexidade humana. Neste sentido, o trabalho do professor, criativo e libertador, nunca estará ameaçado pela IA.

    3. De que forma poderá a IA ser potencializada na educação? Apresente algumas sugestões.

    Tenho desafiado os meus alunos a fazerem uma utilização amplamente crítica da IA (Chat GPT, Dall.E e similares), sempre como ponto de partida para as suas análises e construções próprias: como forma de poupar tempo – e muito trabalho – na pesquisa do que existe sobre determinado tema, mas sem esquecer a necessidade de validar as informações assim recolhidas por fontes verificáveis e credíveis. Não é uma tarefa fácil, é extremamente tentador para os jovens, assim como para muitos adultos, aceitar acriticamente os dados obtidos e, com o mínimo de esforço possível, transformar o output da IA no trabalho final pretendido, fazendo-o passar por seu. Detetar estas situações será (é) um desafio enorme para os docentes.
    Forneci aos meus alunos exemplos concretos de textos fornecidos pelo ChatGPT através do MS Teams, desafiando-os a fazerem as suas próprias pesquisas e avaliarem os resultados. Sei que a maior parte utiliza estas ferramentas nas suas atividades escolares, nem sempre apenas como ponto de partida.
    Da mesma forma, a geração de imagens (fotos, diagramas, etc.) pela IA poderá ser extremamente interessante a nível académico, para ilustrar de forma muito concreta e particular determinados assuntos. Dado que já existem ferramentas IA de geração de vídeo (Pictory, Sinthesys, InVideo, entre muitas outras), as possibilidades de enriquecer os trabalhos académicas registará um crescimento logarítmicos nos próximos tempos.
    A aprendizagem da utilização da IA em contexto escolar será um percurso conturbado para todos, docentes e discentes, mas pleno de oportunidades que têm de ser assimiladas, dominadas e integradas nos processos de ensino/aprendizagem.

    ResponderEliminar
  2. Apresentação dos formandos Luís Salvador, Joaquim silva, Mª de Fátima Franco, Sandra Ferreira e Susana Santos: https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vQn4j4cTvTLGfM-f6PurHmUnHaIfg2ltBLXXQ2amzyBF_ud0p9LbsnyBFlGEK2J3HPlflSWs61ufk2i/pub?start=false&loop=false&delayms=3000

    ResponderEliminar
  3. Apresentação dos formandos: Consolação Alagôa, Mª Clara Ramos, Elisabete Borregana e Luís Franco. https://view.genial.ly/64948e80468d050011d1ee9b/presentation-chalk-and-blackboard-presentation

    ResponderEliminar
  4. Apresentação os formandos Gracinda Bastos, Luisa Alves, MªHelena Bolinhas e Miguel Gaspar
    https://docs.google.com/presentation/d/1xxc5IHA2qLlH_yAv72WaI66tCbxmmfKBD6az2KguDXo/edit#slide=id.p

    ResponderEliminar
  5. https://view.genial.ly/64948dc4468d050011d1ed33/presentation-universe-vibrant-presentation

    ResponderEliminar
  6. Apresentação das formandas Elisabete Jesus e Fátima Correia
    https://view.genial.ly/6498bd4a5ccc32001a1a5537/presentation-inteligencia-artificial

    ResponderEliminar
  7. 1- 1.Quais vão ser os impactos da Inteligência Artificial na educação?
    R: Para mim a Inteligência Artificial tem o potencial de transformar a forma como aprendemos e ensinamos. Penso que o impacto já está a ser positivo. Na forma como podemos personalizar a aprendizagem e bem como o acesso universal para todos os estudantes.

    2-. Será que o trabalho do professor estará ameaçado?
    R: A inteligência artificial e o acesso aos conteúdos digitais pela Internet está a mudar a forma como ensinamos, como vemos a educação e o papel do professor. O professor tem de se adaptar a nova realidade e evoluir também o seu estilo de ensino. O professor que não evoluir, sim está com o trabalho ameaçado, os restantes que acompanham o desenvolvimento social e tecnológico não, pois fazem sempre parte do processo.

    3- De que forma poderá a IA ser potencializada na educação. Apresente algumas sugestões.
    R: Valoriza mais o aluno que possui capacidades que vão para além do que se ensina nas aulas, acelerar a aprendizagem, avaliação e feedback contínuos.

    João Encarnação 26/06/2023

    ResponderEliminar
  8. Quais vão ser os impactos da Inteligência Artificial na educação?

    - Aliviar o trabalho burocrático do professor
    - Apoio aos alunos com os Chatbots: Apoio ao estudo
    - Personalização do ensino com estratégias de aprendizagem adaptadas aos alunos
    - Há aplicações que utilizamos atualmente que recorrem a IA (ex: Canva; EV)
    - Permite o acesso de todos os alunos à informação (utilização de códigos e imagens)
    - Autoformação dos professores

    Será que o trabalho do professor estará ameaçado?
    Não.
    Seria a desumanização completa do ensino, retirava o fator humano da equação.
    No entanto, a humanidade atualmente corre riscos mais prementes o que leva a que esta não seja atualmente a maior preocupação


    De que forma poderá a IA ser potencializada na educação? Apresente algumas sugestões.

    Criação de tutoriais personalizados ou planos de estudo adaptados
    Ajudar na criação de projetos
    Chatbots: Apoio ao estudo

    Fazendo recurso ao ChatGPT (https://openai.com/chatgpt/) idealize uma pequena atividade pedagógica, sobre a utilização sustentada do recurso natural que é a água.

    Atividade Pedagógica Interdisciplinar: "Água: Cada Gota Conta"

    Objetivo:
    Integrar as disciplinas de Educação Física, Ciências Físico-Químicas e Matemática para ensinar os alunos do 7.º ano sobre a utilização sustentável da água como recurso natural, utilizando ferramentas digitais.
    Educação Física
    Objetivo:
    Explorar a importância da hidratação e práticas sustentáveis no uso da água durante atividades físicas.

    Ferramentas Digitais:
    Aplicativo de rastreamento de atividades físicas (ex: Google Fit, Strava)
    Formulário digital para coleta de dados (ex: Google Forms)
    Ciências Físico-Químicas
    Objetivo:
    Entender o ciclo da água e os processos físicos e químicos envolvidos na purificação da água.

    Ferramentas Digitais:
    Simulador online do ciclo da água (ex: PHET Interactive Simulations)
    Vídeo educativo (ex: YouTube)
    Matemática
    Objetivo:
    Analisar dados sobre o consumo de água e calcular a economia de práticas sustentáveis.

    Ferramentas Digitais:
    Planilha digital (ex: Google Sheets)
    Ferramenta de visualização de dados (ex: Google Data Studio)
    Avaliação:
    Avaliar a participação dos alunos durante as atividades e discussões.
    Revisar os formulários digitais e apresentações criadas pelos alunos, verificando a compreensão dos conceitos de sustentabilidade e uso da água.
    Analisar as planilhas (folha de cálculo) e visualizações de dados para garantir que os alunos compreendem como calcular e representar informações quantitativas.
    Conclusão:
    Ao final dessas sessões, os alunos terão uma compreensão mais profunda da importância da utilização sustentável da água e como aplicar conceitos de Educação Física, Ciências Físico-Químicas e Matemática para promover práticas sustentáveis.

    ResponderEliminar
  9. Rosa Carvalho, Felicidade Mestre, Aida Relvas, Isabel Tomás

    ResponderEliminar
  10. Clara Bernardino, Diana Pólvora, Jorge Revez, Luís Valbom e Maria Francisca20 de maio de 2024 às 21:03

    1. Quais vão ser os impactos da Inteligência Artificial na educação?
    Vantagens:
    - facilidade de pesquisa com respostas mais objetivas;
    - apresentação de referências;
    - ausência de publicidade e links com informações variadas e dispersas;
    - respostas por nível (adequadas na linguagem e na estrutura à idade/nível de ensino).
    Desvantagens:
    - ferramentas, como o ChatGPT, com conhecimento base fechado, sem apresentação de fontes;
    - linguagem estereotipada;
    - fraude.


    2. Será que o trabalho do professor estará ameaçado?
    O professor tornar-se-á um orientador da aprendizagem, capaz de orientar o aluno no desenvolvimento de competências aos níveis da interpretação, seleção e trabalho da informação disponível.
    O professor deverá determinar objetivos concretos para o desenvolvimento das suas atividades, de modo a usufruir das potencialidades das ferramentas de IA.

    3. De que forma poderá a IA ser potencializada na educação. Apresente algumas sugestões.
    Chatbots (assistentes virtuais):
    - criação de um repositório com informação selecionada;
    - salas de esclarecimento de dúvidas;
    - correção de testes.

    4. Fazendo recurso ao ChatGPT (https://openai.com/chatgpt/) idealize uma pequena atividade pedagógica, sobre a utilização sustentada do recurso natural que é a água.

    https://docs.google.com/document/d/1VJlN-Sm1dXnK8Tvyp8PCjchtX3QG9-i1hqoXS_ioJXc/edit?usp=sharing

    https://chatgpt.com/share/7c122ab6-2fc9-45e5-92b4-5ec9217b654f

    ResponderEliminar
  11. Atividade 6, Grupo Sala 4:
    Ana Mascarenhas; Anabela Santos; Dulces Marques; Rosa Martins.

    1.Quais vão ser os impactos da Inteligência Artificial na educação?
    O impacto será enorme, uma vez que como em qualquer revolução tecnológica trará grandes mudanças, desafios, implicações éticas, como por exemplo:
    - a IA tem o potencial de transformar a forma como aprendemos e ensinamos;
    - uma maior democratização do ensino (universalidade da educação);
    - Experiências imersivas;
    - Experiências de aprendizagens adaptadas ao ritmo dos discentes, potenciando uma educação mais inclusiva, mais personalizada...

    2. Será que o trabalho do professor estará ameaçado?
    - Não, de todo, o docente é a parte humana da equação, a máquina não produz a sensibilidade, a empatia nem as emoções...
    - o papel do professor como mentor, orientador, mediador, é insubstituível, nomeadamente ao nível do desenvolvimento das competências sócio emocionais...

    3. De que forma poderá a IA ser potencializada na educação. Apresente algumas sugestões.
    - possibilita o enriquecimento do trabalho académico dos alunos;
    - fomenta a curiosidade, o espírito crítico, a inovação e a reflexão;
    - permite uma maior motivação, uma valorização do trabalho do aluno;
    - permite um feedback mais rápido...

    4. Fazendo recurso ao ChatGPT (https://openai.com/chatgpt/) idealize uma pequena atividade pedagógica, sobre a utilização sustentada do recurso natural que é a água. (Vamos comparar os resultados entre os grupos):

    Aula 1: Português e História:
    Introdução e Contextualização Histórica
    Atividades:
    1. Introdução à Importância da Água
    • Discussão Inicial: Perguntar aos alunos o que eles sabem sobre a importância da água e os problemas relacionados à sua gestão.
    • Vídeo Educativo: Apresentar um vídeo curto sobre a importância da água para a vida na Terra e os desafios atuais relacionados ao seu uso.
    2. História da Gestão dos Recursos Hídricos
    • Palestra Interativa: Apresentar uma breve história da gestão dos recursos hídricos, abordando civilizações antigas (Egito, Mesopotâmia, Roma) e seus sistemas de irrigação e abastecimento de água.
    • Linha do Tempo: Criar uma linha do tempo com a ajuda dos alunos, destacando eventos significativos na história da gestão da água.
    3. Discussão sobre Sustentabilidade
    • Leitura e Discussão: Distribuir um texto sobre os princípios de sustentabilidade e a gestão sustentável dos recursos hídricos.
    • Debate em Grupo: Dividir a turma em pequenos grupos para discutir formas de utilização sustentável da água, baseando-se no que aprenderam.
    Materiais Necessários:
    • Computador e projetor para o vídeo
    • Texto sobre sustentabilidade
    • Papel e canetas para a criação da linha do tempo
    ________________________________________
    A

    ResponderEliminar
  12. Grupo 2- Nélia Cabete, Marisa Banza, Susana Silva e Maria José Moutinho

    https://view.genially.com/664b83731383ef0014cb6463/presentation-grupo-2-nelia-cabete-marisa-banza-ma-jose-moutinho-susana-silva

    ResponderEliminar
  13. Apresentação da sala 3: Bruno Mota, Irina Martins, Isabel Santos e João Lourenço


    https://view.genially.com/664ba4d8fd9c120014b46cd6/presentation-apresentacao-genial

    ResponderEliminar
  14. Aida Relvas, Felicidade Mestre, Rosa Carvalho e Isabel Tomás
    Quais vão ser os impactos da Inteligência Artificial na educação?
    - Aliviar o trabalho burocrático do professor
    - Apoio aos alunos com os Chatbots: Apoio ao estudo
    - Personalização do ensino com estratégias de aprendizagem adaptadas aos alunos
    - Há aplicações que utilizamos atualmente que recorrem a IA (ex: Canva; EV)
    - Permite o acesso de todos os alunos à informação (utilização de códigos e imagens)
    - Autoformação dos professores

    Será que o trabalho do professor estará ameaçado?
    Não.
    Seria a desumanização completa do ensino, retirava o fator humano da equação.
    No entanto, a humanidade atualmente corre riscos mais prementes o que leva a que esta não seja atualmente a maior preocupação

    De que forma poderá a IA ser potencializada na educação? Apresente algumas sugestões.

    Criação de tutoriais personalizados ou planos de estudo adaptados
    Ajudar na criação de projetos
    Chatbots: Apoio ao estudo

    Idealize uma pequena atividade pedagógica, sobre a utilização sustentada do recurso natural que é a água, para alunos do 7.º ano, nas disciplinas de Ed. Física, ciências fisico-químicas e matemática. Faz utilização de ferramentas digitais
    Atividade Pedagógica Interdisciplinar: "Água: Cada Gota Conta"
    https://docs.google.com/document/d/1mgfKIsGZzLQWcSeyjk6vkA8uQpRQFXiz/edit?usp=drive_link&ouid=114954710495702740772&rtpof=true&sd=true

    ResponderEliminar
  15. Atividade 6, Grupo Sala 4:
    Ana Mascarenhas; Anabela Santos; Dulces Marques; Rosa Martins.

    1.Quais vão ser os impactos da Inteligência Artificial na educação?
    O impacto será enorme, uma vez que como em qualquer revolução tecnológica trará grandes mudanças, desafios, implicações éticas, como por exemplo:
    - a IA tem o potencial de transformar a forma como aprendemos e ensinamos;
    - uma maior democratização do ensino (universalidade da educação);
    - Experiências imersivas;
    - Experiências de aprendizagens adaptadas ao ritmo dos discentes, potenciando uma educação mais inclusiva, mais personalizada...

    2. Será que o trabalho do professor estará ameaçado?
    - Não, de todo, o docente é a parte humana da equação, a máquina não produz a sensibilidade, a empatia nem as emoções...
    - o papel do professor como mentor, orientador, mediador, é insubstituível, nomeadamente ao nível do desenvolvimento das competências sócio emocionais...

    3. De que forma poderá a IA ser potencializada na educação. Apresente algumas sugestões.
    - possibilita o enriquecimento do trabalho académico dos alunos;
    - fomenta a curiosidade, o espírito crítico, a inovação e a reflexão;
    - permite uma maior motivação, uma valorização do trabalho do aluno;
    - permite um feedback mais rápido...

    ResponderEliminar
  16. 4. Fazendo recurso ao ChatGPT (https://openai.com/chatgpt/) idealize uma pequena atividade pedagógica, sobre a utilização sustentada do recurso natural que é a água. (Vamos comparar os resultados entre os grupos):

    Aula 1: Português e História:
    Introdução e Contextualização Histórica
    Atividades:
    1. Introdução à Importância da Água
    • Discussão Inicial: Perguntar aos alunos o que eles sabem sobre a importância da água e os problemas relacionados à sua gestão.
    • Vídeo Educativo: Apresentar um vídeo curto sobre a importância da água para a vida na Terra e os desafios atuais relacionados ao seu uso.
    2. História da Gestão dos Recursos Hídricos
    • Palestra Interativa: Apresentar uma breve história da gestão dos recursos hídricos, abordando civilizações antigas (Egito, Mesopotâmia, Roma) e seus sistemas de irrigação e abastecimento de água.
    • Linha do Tempo: Criar uma linha do tempo com a ajuda dos alunos, destacando eventos significativos na história da gestão da água.
    3. Discussão sobre Sustentabilidade
    • Leitura e Discussão: Distribuir um texto sobre os princípios de sustentabilidade e a gestão sustentável dos recursos hídricos.
    • Debate em Grupo: Dividir a turma em pequenos grupos para discutir formas de utilização sustentável da água, baseando-se no que aprenderam.
    Materiais Necessários:
    • Computador e projetor para o vídeo
    • Texto sobre sustentabilidade
    • Papel e canetas para a criação da linha do tempo
    ________________________________________
    Aula 2: Estudo de Casos e Propostas de Soluções
    Atividades:
    1. Estudo de Casos
    • Apresentação de Casos Reais: Apresentar alguns casos reais de gestão de recursos hídricos, como a crise da água na Cidade do Cabo (África do Sul) e projetos de dessalinização no Oriente Médio.
    • Análise Crítica: Pedir aos alunos que analisem esses casos, identificando os problemas e as soluções propostas.
    2. Propostas de Soluções
    • Brainstorming: Organizar uma sessão de brainstorming onde os alunos propõem ideias inovadoras para a gestão sustentável da água em suas comunidades.
    • Plano de Ação: Em grupos, os alunos desenvolvem um plano de ação detalhado para uma iniciativa sustentável de uso da água. Eles devem considerar aspectos históricos, sociais e tecnológicos.
    3. Apresentação dos Planos
    • Apresentações em Grupo: Cada grupo apresenta seu plano de ação para a turma, destacando os benefícios e desafios da implementação.
    4. Reflexão e Avaliação
    • Discussão Final: Reflexão sobre o que foi aprendido e como eles podem aplicar esses conhecimentos no dia a dia.
    • Avaliação: Uma breve avaliação escrita ou oral sobre a importância da gestão sustentável da água e o que os alunos acharam mais interessante ou surpreendente.
    Materiais Necessários:
    • Recursos para apresentação (computador, projetor)
    • Materiais para brainstorming (quadro branco, marcadores)
    • Papel e canetas para o desenvolvimento dos planos de ação
    ________________________________________
    Recursos Adicionais:
    • Artigos e Livros: Fornecer uma lista de leituras recomendadas sobre a história e a sustentabilidade dos recursos hídricos.
    • Documentários e Vídeos: Sugestão de documentários para aprofundamento, como "Flow: For Love of Water" e "The True Cost of Water".
    Avaliação:
    A avaliação pode ser baseada na participação dos alunos nas discussões, a qualidade dos planos de ação apresentados, e uma prova escrita que aborde os principais conceitos discutidos nas aulas.

    ResponderEliminar